2 de jun. de 2015

Dragon Ball - Revenge of King Piccolo - Review



 Pessoal, cá estou com uma review de um jogo baseado em um dos maiores (se não o maior) animes/mangás da história. Dragon Ball: Revenge of King Piccolo, considerem isso como uma prévia para algo que vem logo por ai no nosso canal, então aproveitem!






 O jogo conta a saga da Red Ribbon e do Rei Piccolo, mas eles foram muito preguiçosos na hora de retratar as cenas, são muitas poucas cutscenes, e muitas vezes mal feitas, a expressão dos personagens não condizem com a do dublador, e quando não tem as cutscenes, temos diálogos por artworks, E como eu já disse e vou dizer pra sempre, isso NUNCA dá certo, sempre temos pouca variedade de expressões faciais para os personagens e acabamos tendo rostos felizes em momentos de medo ou rostos raivosos em momentos de tristeza. 

 Mais uma vez tivemos um trabalho preguiçoso e medíocre de uma empresa, e muito provavelmente vindo da visão idiota da limitação do Wii na época. 

 Qual é, esse jogo veio depois de jogos como Budokai Tenkaichi 3, que TAMBÉM teve uma versão Wii! não tem como animar umas cutscenes usando os modelos in-game não? Tem que ser tudo em dialogue box? O jogo era de 2009! 
 Mas tudo bem, eu tenho certeza que a Bandai aprendeu já com isso tudo, ela não faria uma coisa dessas em plen- 


.. Filhos da...



 Os gráficos do jogo são em Cell Shading, que álias, é o mais apropriado nesse caso, outros jogos de Dragon Ball, Naruto, One Piece e até Cavaleiros do Zodíaco nos mostram como o cell shading é capaz de reproduzir fielmente o traço de um estúdio ou de um mangaka para o 3D, e bom, assim como os outros estúdios, eles fizeram bem isso! 

 Os modelos são muito bem animados, e nas poucas cutscenes que temos, as expressões faciais são muito bem animadas, há uma vasta variedade delas aqui, e isso deixa as cenas muito mais reais, apesar do trabalho um tanto quanto porco dos dubladores!

 Os cenários poderiam ser mais bem polidos, mas é algo perdoável, a direção dos mesmos ainda é muito boa, e são tão bonitos quanto os vastos horizontes que nos são mostrados em cenas de reflexão da própia obra, é colorido, é divertido, é gostoso de se olhar, é tudo que eu esperava para um jogo de Dragon Ball clássico.

 A OST do jogo é muito boa, isso eu tenho que admitir, me surpreendeu MUITO, não imaginava algo assim de um jogo baseado em um anime, mesmo que fosse Dragon Ball. Eles costumam ser bem preguiçosos nessa parte, ou se existe um esforço, é um esforço para o pior, como a versão americana de Budokai Tenkaichi 3. 
 As músicas foram compostas por  Kenji Yamamoto, Elas lembram muito as músicas de batalha do anime mesmo, essa aqui é minha favorita!



 Todas as músicas do jogo costumam ser nesse tom, um pouco mais pesadas para o envolvimento na batalha, mas ainda alegres e fantasiosas para as sessões de plataforma e exploração!

 O jogo se foca em plataforma, com o ocasional combate, veja isso como uma tentativa de reprodução do jogo Advanced Adventure do GBA para o plano 3D. 

 É um sistema bem simples, A ataca, podendo variar seus combos, B pula, C esquiva, e Z reage ao Target Lock, que aparece quando seus inimigos estão tontos ou nocauteados, ou ao chegar perto de um robô voador (Usado pra atingir lugares mais altos) E apertando qualquer botão do direcional, você ativa o Kamehamehá.

 O Level Design é bem feito, as partes de plataforma são bem legais, mas o problema é nas partes de ação, o que mesmo não sendo um foco tão grande da obra quanto na sua contra parte Z, ainda é uma parte muito importante do mangá/anime. Mas antes de explicar o por quê, devo dizer que como todo bom jogo de plataforma, esse jogo tem chefes INCRÍVEIS!

 Eles são criativos até em comparação com bosses de outros jogos que não são baseados em obra alguma, claro que temos o ocasional "Espera ele descer com tudo e ficar tonto e metralha até ele se recuperar" ou outras gimmicks como essa, mas o importante é que ele usa as gimmicks inventadas para o própio jogo de uma forma inteligente. 

 O própio robô voador que serve como um pulo a mais do ar costuma ser algo como o Homing Attack do Sonic em jogos 2D. É gimmicky, não é desafio de forma alguma, é só apertar o botão de forma repetida até chegar do outro lado. Mas um dos chefes, esse mesmo que vocês podem ver acima, usa mísseis que funcionam com o mesmo sistema deles. Então o desafio se torna não só usar esse pulo extra pra evitar ser nocauteado pelo chefe, como também te dá a possibilidade de mirar o pulo extra para cair atrás do boss, OU, lançar o míssil no mesmo e tirar dano nele. Se você for bom o suficiente, quem sabe até os dois? E o movimento do chefe costuma ser bem rápido. O que exige muito reflexo e cria uma dificuldade real, não a artificial que muitos chefes dão, e esse é só um exemplo deles!

 Já os inimigos comuns do jogo...

 Eles são MUITO fáceis de derrotar, e não tem uma variação tão grande de combos, o que depois de um tempo de jogatina, deixa o jogo bem tedioso. Por sorte, cada fase tem tesouros escondidos para serem achados depois, o que dá um ar de exploração ao jogo, então o valor de replay se torna algo maior do que só a luta legal de boss no final da fase. 

 O jogo também tem um modo de torneio e o Versus, que conta com um detector de colisões meio falho, mas é perdoável, não é como se alguém fosse usar outros personagens além do Goku, Kuririn e Yamcha. (Wow, uma época onde Yamcha era uma das principais opções. Quem diria.... Huh.)

 Apesar desses problemas, o jogo ainda tem MUITO conteúdo, várias cutscenes, modelos, cenas redesenhadas, tudo que um fã de Dragon Ball poderia amar, mas tudo isso se libera com Zenni! O dinheiro desse jogo; O que incentiva ainda mais ao combate e a exploração, visto que costumam estar relacionados e ambos te dão muito mais dinheiro do que o dinheiro dado por só completar uma fase, alguns tesouros podem chegar a ter 1.000.000 de Zenni, nem o Silvio Santos tem tudo isso!

 Digo... O Silvio Santos provavelmente tem 0 de Zenni, assumindo que ele não goste de Dragon Ball...

 NESSE JOGO VOCÊ PODE SER MAIS RICO QUE O SILVIO SANTOS EM ZENNI! POR QUÊ AINDA NÃO FOI PEGAR ELE?!!

 O jogo é divertido, é light-hearted, e apesar de ter uma falha aqui e ali com sua mecânica, não é algo que vá te impedir de aproveitar esse jogo, eu garanto!

 Sendo fã ou não de Dragon Ball, não tem como não se divertir com a inocência e mágica que esse jogo passa!

 Nos vemos na próxima! 
 Que seria talvez esse sábado dia 6 de Junho no canal do EnjoyNStick??

 TO BE CONTINUED

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