17 de nov. de 2014

Top 10 - Robot Masters de Megaman!


 Olha, o post de hoje originalmente ia ser a review de Art of Fighting, mas a gente acabou de terminar a série X, eu tô de bom humor e semana que vem tá vindo um pesadelo enorme pra minha cabeça.

 Vocês vão entender quando chegar.

 Então eu decidi fazer um top 10 de algo que eu absolutamente >AMO< em Megaman: OS CHEFES!

 Se tem uma coisa que sempre fez Megaman se destacar de todos os outros jogos era quão único ele era com seus chefes, todos eles eram jogados pra você logo na tela inicial, e você escolhia em que fase iria baseado no que achou mais bacana ou no qual tu achou mais fracote pra surrar mais cedo.

 É isso mesmo, eu tô te olhando, Chill Penguin.

 De qualquer forma, Robot Masters são super bacanas. Desde o primeiro que era com robôs do Light até todos os outros feitos pelo Wily ou Cossack. E eu vou falar os 10 melhores aqui.

 Já avisando que isso aqui não é uma afirmação absoluta e sim minha opinião sobre o assunto, então não leve a sério se não concordar e blablablabla vocês sabem. BORA LÁ!



10 - Shadow Man - Mega Man 3/III

 Olha só, esse design é massa demais, é um NINJA! 

 ... 

 Modinhas a parte, todo mundo se amarra num ninja.

 Tem algo especialmente badass em um cara que consegue derrubar 300 pessoas armadas numa sala em 10 segundos e ser humilde o suficiente pra não deixar ninguém saber que foi ele, ao invés de se gabar disso e acabar tomando um soco na cara logo em seguida e desmaiando.

 E já que você adora Mega Man e tá lendo essa lista, eu vou assumir que já está estabelecido que robôs são tipo a coisa mais massa do universo, tranquilo?

 Agora junte esses dois, e BADUBAPADÁ, temos a velocidade e habilidade de um ninja com o equipamento e acessibilidade de um robô. É DEMAIS!

 E até mesmo o background desse cara é bacana, ele aparentemente não é uma criação de Wily, mas sim um robô desativado, criado a muitos anos por outra civilização! E mesmo assim tem a capacidade e habilidade de robôs de hoje em dia! 

 Eu te digo, cara, ninjas são demais!

 E um pequeno bônus pra vocês: Ele tem um CARRO DE SAPO

Eu não preciso dizer mais nada. PRÓXIMO!

9 - Turbo Man - Megaman 7

 Não sei se eu deixo claro com meus amigos ou com minha familia isso, mas eu amo muito Transformers.

 Eu nunca fui muito fã de carros quando pequeno, e ainda não sou, pra falar a verdade. Mas pensar em robôs gigantes que se transformam em carros atrai toda criança, vocês sabem. 

 E jogando Megaman 7, eu me deparo com ESSE CARA, um robô feito a partir de peças do carro velho do Wily, que pode se transformar num (dur) carro chamado Crash Drive! Com óculos escuros,turbinas nas costas, e muita, MUITA atitude. 

Sunglasses = O sucesso pro estilo.
 Se não bastasse isso pra fazer ele ser um dos 10 melhores robot masters, de acordo com a Database de Megaman & Bass, ele foi recentemente instalado com um novo sistema som 100% stereo!!! Isso é mais que radical!

 ... Isso pode parecer incrívelmente maneiro ou ridiculo dependendo de quão chatão você seja. 

 MAS ENFIM

 Ele é estiloso, a boss battle dele é super bacana, e a fase dele é muito criativa, eu adoro ele e você deveria também!

8 - Knight Man - Megaman 6

 Knight Man vem de um jogo da série que é basicamente a ovelha negra. Mega Man 6 saiu no fim da época do NES, numa época onde a mentalidade de "Ah Mega Man parou de ser criativo" tava virando unanime.

 Pra esse povo eu digo: HA! Olha só quem tá dando 5 milhões pro Inafune fazer um sucessor espiritual hoje em dia? 

 DUPLO HA!

 De qualquer forma, por mais bizarro que esse jogo seja com sua paleta de cores entupida de rosa e turquesa pra todo lado, Knight Man sempre me chamou a atenção. 
 Eu costumava não gostar tanto dele porque eu gosto mais de espadas, mas sei lá, uma bola demolidora ainda é muito bacana. E o design de cavaleiro medieval sempre me chamou a atenção. Cavaleiros honrados que lutam pela justiça, honra e proteção dos que amam.

 Se não fosse só isso, ele tem uma história super bacana com o Yamato Man, os dois se respeitam mesmo sendo de culturas totalmente diferentes. Um sendo um guerreiro japa e o outro europeu. O que é ainda mais irônico pela lança do Yamato Man ser a fraqueza do Knight Man! Olha só, o cara conquistou o respeito de seu maior oponente só de ser tão bacana!

10/10!!

7 - Star Man - Mega Man 5

 Por mais que eu ame estrelas, não vou negar que um "Homem estrela" não parece NADA ameaçador.

 Mas, já pra deixar isso aqui bem claro, quotando a conhecida e confiável wikipedia:

"Uma estrela é uma grande e luminosa esfera de plasma."
"Estrelas da sequência principal com grandes massas podem ter temperaturas superficiais de 50.000 K."
 Convertendo aqui rapidinho graças a meu cérebro incrívelmente esperto e a um site que achei no google de conversão, 50.000 K é o equivalente a 49,727 graus Celsius.

 Ou seja, tá QUASE tão quente quanto o Ceará, só uns graus a menos. Se isso não te assusta, eu não sei o que mais.

 Tirando isso do caminho, Star Man tem um design muito bacana, eu esperava que o "ESTRELAS EM TODO LUGAR" fosse ficar feio, mas acabou ficando muito legal. O anel de estrelas em volta dele é ainda mais estiloso, apesar de fazer o canhão dele ser inútil... OLHA, o estilo era tudo que importava nos anos 80, ok?

 Pra adicionar, ele foi feito originalmente pra fazer explorações no espaço, e por isso, ele se tornou apaixonado por observar estrelas, e com o tempo, fez o que todo mundo que fica olhando estrelas acaba fazendo: Se apaixonou por romances. E o resto é história, ele se chama de "O esplendido nobre cavalheiro" e sonha de procurar o espaço com uma amada um dia.

 A fase dele tem estrelas pra todo lado, a luta contra ele é muito criativa, eu amo esse cara, de verdade.

Ok, NEXT.
 6 - Elec Man - Mega Man 1/Powered Up/300MilSpinOffs

 Como eu poderia deixar o líder dos primeiros inimigos do nosso Blue Bomber de fora?! Elec Man é um dos 6 Robot Masters originais feitos pelo Dr. Light, e tinha como objetivo ajudar em usinas elétricas, controlando o nível de energia pra que não houvesse acidentes, e esse senso de responsabilidade fez ele virar o lider dos outros 5.

 Ou 7, depende se tá jogando o original ou o remake.

 De qualquer forma, mesmo com Mega na área, Dr. Light ainda reconhece que é uma das mais poderosas criações que ele conseguiu trazer a vida. E como Dr. Light nunca viu potencial em apenas força bruta, é claro que tem algo a mais nele. 

 Como falei antes, Elec Man tem um senso muito bom de justiça, mesmo sendo um robô com uma inteligência artificial distorcida pelo Dr. Wily, sua programação ainda se mantém firme no que ele acredita, ou o que o Dr. Light acredita, que é justiça. E isso é algo que eu gosto demais em histórias com robôs. Ele pode ser reprogramado pra fazer o que for necessário, mas o senso de seu criador original nunca o abandonou! E isso é algo que até mesmo o senhor Jewnafune disse em um dos vídeos dele: Aquilo que robôs e humanos do universo de MM sempre tiveram em comum: O coração!

 E isso pra uma época onde o vilão mais desenvolvido que tivemos em um platformer era um dragão que queria uma humana como esposa. Ew.

 ENFIM, Elec Man sempre me trouxe admiração, e sempre vou adorar a justiça que existe no coração dele, algo que até mesmo nosso querido Mega sentiu ao lutar contra ele! E por isso ele é o meu sexto favorito!



 ... Isso até o Powered Up vir e fazer ele ser um arrogante com voz de viado. MALDITO SEJA JEWNAFUNE!

5 - Pharaoh Man - Megaman 4/IV

 Eu nunca fui muito fã da cultura egípcia, vou te falar. 

 Anubis tinha um design legal, mas a idéia dele não me chamava a atenção, eu gostava da Fênix mas não sabia que era da mitologia deles até muuuito depois, e o único contato que tive com faraós até então era um japonês metrossexual de cabelo espetado pra TODAS as direções. Vocês sabem de quem estou falando.

 Então eu fui jogar Megaman 4 e JESUS

 OLHA PRA ESSE CARA.

 O poder emanando, as rajadas impossíveis de desviar, o capacete de faraó, o caminho pra o alcançar é uma tumba egípcia super atmosférica, aquela gloriosidade me deixou

It's BIUTIFOUL
  Eu fiquei instantaneamente pirado nesse cara e sai correndo pra pesquisar ele, e foi maravilhoso! Ele foi criado pelo Dr. Cossack, então ele era um Robot Master DO BEM no ínicio.

 HURRAY PELA BONDADE, JUSTIÇA, E PAZ!

  O cara foi feito pra procurar tumbas e escavar tesouros, e por isso o Dr. Cossack fez questão de... Fazer um robô parecido com um faraó...

 Faz sentido porque razões. O importante é que ficou demais, e ele é de cara o mais poderoso dos 8 chefes desse jogo. Me senti mais ameaçado com ele do que com o própio final boss, inclusive.

 E eu acho que só isso foi o suficiente pra me cativar: O design dele é tão incrível, que eu me senti legitimamente ameaçado, mesmo já tendo feito a velha fórmula 4 vezes de fraquezas de bosses, eu ainda me desconcentrei nessa luta e morri, nem tinha lembrado de pegar alguma arma e testar nele.

 E isso, meus amigos, é um ótimo design de Robot Master.

4 - Toad Man - Mega Man 4

 Sabe, muitos diriam que é nesse ponto em que eu enlouqueço por deixar o Toad Man na frente do Elec Man, um fan favorite ENORME que todo mundo ama de paixão, mas é ai que eu vou te dizer algo:

  Tem algo que o Toad Man tem, que NENHUM outro Robot Master tem, nem mesmo o Elec Man. E isso é: Um propósito pacífico.

 Por mais que eu goste de Robot Masters do bem e admire seus propósitos, eles sempre envolvem violência de alguma forma. Guts Man tá destruindo pedras e prédios inteiros toda hora, Elec Man tá sugando energia de tudo quanto é lugar pra controlar as usinas, Ice Man tá mexendo com o sistema ecológico de uma forma nada saudável, eu assumo. É sempre algo que traz destruição de alguma forma, por mais que seja bem intencionada.

 Toad Man, o nosso querido robô sapinho, tinha apenas um propósito original: Fazer chover!

 Ele tem como objetivo nesse mundo, e é fazer chover para ajudar as nossas plantações a crescerem saudáveis! Não só isso, mas até pequenos sapinhos de verdade gostam de dançar perto dele pra animar nosso pequeno sapo de lata, e isso é ridiculamente adorável.


 No geral, mesmo sendo simples, talvez não o mais chamativo, essa não é a idéia do Toad Man. É ser um robô poderoso, mas pacífico, feito, pra variar, pra cuidar da vida orgânica diretamente, e isso me conquistou nele, me fez adorar ele ainda mais, e me fez ter ele como quarto RM favorito.





 Não, sério, olha quão fofo esse cara é. Olha cara!

3 - Quick Man - Megaman 2

1 - Eu gosto de vermelho

2 - Eu gosto de Vs de vitória em designs (Victini, Shoutmon)

3 - Gotta Go Fast.

PRÓXIMO.

2 - Fire Man - Megaman 1/Powered Up

 Se tem uma coisa que eu sempre amei em qualquer jogo é fogo. Chefes de fogo, poderes de fogo, protagonistas que usam fogo. Hell, o Red Star usa fogo pra lutar.

 Outra coisa que vocês sabem que eu adoro são heróis que nada mais tem na mente além de paz e JUSTIÇA! Bondade e fidelidade a tudo que é nobre!

 Então um dia eu fui jogar Mega Man Powered Up e me deparo com uma tocha ambulante robótica gritando sobre como as chamas da justiça trarão paz a esse mundo e dai 


 E WHOOPIDY DOO Um novo favorito eu tinha! Criado pra ser um incinerador vivo, esse robô decidiu usar sua programação pra trazer a justiça a todos que não viam mais a luz do dia! Isso até o Dr. Wily desgraçado desconfigurar ele e fazer a visão de justiça dele ser distorcida pra matar seu própio irmão. 

 E isso me motivou, me fez querer trazer meu irmão de volta aos seus sensos pra poder lutar com ele lado a lado!

 E eu fiz isso

 E O JOGO ME DEIXOU JOGAR COM ELE! HOORAY, ALELUIA! OBRIGADO CAPCOM, VOCÊ SABE FAZER ALGO GLORIOSO DE VEZ EM QUANDO HOJE EM DIA! 

 ... Desculpa, me animei muito. A Capcom ainda é uma porcaria.

 O importante é que esse cara tem um design bacana pra caramba, além de atirar bolas de fogo, ele pode criar escudos de chama em volta do seu corpo, e aguenta até 8000 graus celsius quando não engajado em batalha!

 O que é irônico porque a fraqueza dele é um golpezin de gelo mas o que importa é a intenção! Ele é demais, e todos vocês deviam curtir ele mais.

 Vão jogar Mega Man 1 ou Powered Up, eu espero.

 Vai lá!



 ... Massa, né?


 O melhor Robot Master é - Crash Man - Megaman 2/II/300SpinOffs

 Ahh, Crash Man, como eu começo a falar desse cara. 

 Seria suas mãos de broca que viram mísseis-bomba? Seria seu capacete? Seria o fato de que sua fase vai até o ESPAÇO?

 Eu não sei, de verdade. Pode muito bem ser isso aqui, mas o importante é que tudo nele se encaixa muito, MUITO bem.

 A personalidade obediente dele que de vez em quando se torna psicopata é uma reflexão perfeita do fato de que ele foi criado com base no design de Guts Man, um robot master obediente, e o design de Bomb Man, um cara com um jeitão BOMBÁSTICO tô certo? AHAHHAHHAAHAHAHHAahahaha...ha... 

 Piadas são sempre as melhores aqui, eu garanto.

 O estilo visual dele reflete muito isso também, capacete protegido, rosto de alguém até pacifico mas falta de mãos para ter brocas no lugar que viram bombas. Meio contraditório, né? E é isso que eu amo nele. 

 E como falei, tudo nele é perfeitamente encaixado. E sua fase se inclui nisso, é uma das poucas fases de Mega Man Clássico que executou com sucesso a idéia de "fase vertical". Porque as fases após ele foram todas como a do Quick Man, nas quais você caia com tudo, ou como a do Mega Man 5 onde você subia em bolhas, e antes disso, tivemos a fase do Elec Man.

 E tooodos sabem quão daora é aquilo, né?
 A fase utiliza muitas escadas e pequenos elevadores que te ascendem, assim você só precisa se preocupar em pular, desviar e atirar nos inimigos, ao invés de dar pulos frustrantes só pra ser empurrado pra baixo logo em seguida pelo teto ou por aquele bicho invencível que fica no chão e vem com tudo quando você pisa nele. E por ultimo, você chega no ESPAÇO, onde você finalmente batalha com Crash Man, tudo isso com minha música favorita de Mega Man!

 É perfeito, cara, tudo nesse cara é feito pro meu gosto em videogames, o bakcground, o boss em si, até a cor dele é a minha preferida! Essa mistura enorme de sabores faz ele ser o melhor Robot Master pra mim! 

 E mesmo que você não prefira ele por esses motivos, a fase dele ainda é incrível e você devia ir testar agora! De novo, eu espero, vai lá!


 Massa, né?


 E foi isso, pessoal, esses são meus Top 10 Robot Masters! Eu espero que vocês tenham gostado, e que tal falarem os seus Robot Masters favoritos nos comentários? Eu gostaria de saber seus motivos também! E

 Eu agradeço a todos, até a próxima!!

3 comentários: