Como vai pessoal? Como estiveram nesse tempo em que estivemos longe? Curtiram o tempo? Jogaram jogos bons?! Eu aproveitei para jogar ainda mais Fatal Fury! E vim aqui pra voltar a falar da série para vocês! Mas antes disso, devo lembrar vocês que podem ver aqui a parte 1 e aqui a parte 2 dessa série!
Chegamos em 1995! 3 anos se passaram desde o desenvolvimento de Fatal Fury 2, a tecnologia do Neo Geo já tinha evoluído muito, e a nossa querida SNK tinha lançado o último jogo de sua trilogia, Fatal Fury 3!!!
E... Wow, por essa capa, já dá pra ver que o Terry não dormiu desde Fatal Fury 2! Ou isso ou o Franco deu uma surra bem forte nele. Prefiro acreditar na primeira opção!
Fatal Fury 3! O último jogo dessa trilogia (Mas não o último da série) teria um enredo um tanto vago, e só seria explicado na futura série King Of Fighters! (Que já existia nessa época, mas não trabalhando muito a história de Fatal Fury, mas isso é para outro post!)
A história é bem simples: Existem três pergaminhos chamados de "Os pergaminhos Jin", esses são artifatos raríssimos, escritos durante o reino de "Qin Shi Huang Xing Ling Asiático - O terceiro" (... Que foi? É sério!!), e só podem ser vistos quando vários lutadores entrarem em combate com as antigas artes marciais. Quando isso acontecer, os pergaminhos se tornarão para o guerreiro mais forte!
Óbvio que essa regra só se aplica a South Town, visto que em 2000 anos esses pergaminhos nunca apareceram mesmo com as milhares de guerras, inclusive uma a alguns anos antes envolvendo um certo clone do Ryu da SNK (Eu vou chegar nele...) E é óbvio que vai ser nesse campeonato e não no segundo ou primeiro King of Fighters que isso vai acontecer. Por motivos de: Conveniência.
Ah, e por que South Town? Eu sei lá! Os pergaminhos eram pra estar em Hong Kong!
... Por que Hong Kong?
...
...
... Dificilmente eu uso a lógica do "É um jogo de luta, não ligue pra história", mas esse jogo tá me forçando a usar isso: Vamos ligar para o desenvolvimento, não para o ínicio, ok?
Sério, eu juro que não entendi isso.
ENFIM! Ryuji Yamazaki, morador de Hong Kong, decide ir para South Town em busca dos lutadores, e dos pergaminhos! E Terry percebendo que há uma grande treta envolvida, decide entrar na pancadaria!
Então, começa Fatal Fury 3: O caminho para a vitória final!!! E oh rapaz! Como tem coisa nova agora! 3 anos se passaram e temos muuuita coisa a cobrir, então, não vamos perder tempo!
Imagem da select screen que eu esqueci de printar -qqqq
É comum começar pelo elenco do jogo, não? Então sem mais delongas, vamos ver quem retornou nessa edição, e quem entrou pela primeira vez!
Dos nossos antigos membros, temos Terry, Joe, Andy, Mai, e óbvio, Geese. Mas dessa vez, ele é JOGÁVEL!
SIM, GEESE PODE SER JOGÁVEL DESSA VEZ!!
E não, você não vai conseguir usar ele. Cada especial e contra ataque exige 3 doutorados e um certificado de engenharia química!
Terry, Andy, Joe e Mai estão aqui para resolver o problema com os pergaminhos, e Geese quer os pergaminhos para si!
Para o novo elenco, temos o novo antagonista Ryuji Yamazaki, antigo mafioso Japonês que fugiu para Hong Kong e agora veio para South Town em busca dos pergaminhos, temos Hon Fu, detetive de Hong Kong em busca de Ryuji! Blue Mary, garota que trabalhava nos serviços secretos dos Estados Unidos com seu pai e namorado, e que acabou perdendo os dois, deixando o serviço e investigando casos sozinha, nunca mais sorrindo até encontrar seu novo namorado, Terry! Isso mesmo, Terry finalmente tem um par! Um casal perfeito, diga-se de passagem!
Por fim, temos Franco Bash, um ex lutador de Kickboxing que foi forçado a trabalhar para Ryuji por ter seu filho raptado, Bob Wilson, um lutador BRBRBRBR HUEHUEUHE de capoeira, e Sokaku, um monge budista rival do clã Shiranui!
É um elenco muito criativo, com bem mais personalidade do que o do 2, devo dizer, e a série adicionou mais personagens que seriam amados pelo público no futuro! Apesar de ser as custas de personagens como Kim e Bill-
...
O Billy Kane não tá nesse jogo?
OH CÉUS! OBRIGADO MEU PAI! O SENHOR É BOM! SEM MAIS BILLY KANE EU NÃO ACREDITO AHAHAHAHAHHAHAHHAH!!!!!!
AHHH... Desculpem-me! Me animei demais! Vamos pra que o jogo tem de novo desde o segundo título!
... Que por sinal, é: TUDO
Sinceramente, Fatal Fury 3 recebeu TANTAS mudanças que eu nem sei por onde começar! Música, sprites, jogabilidade, eu realmente não sei o que explicar primeiro. Mas vamos começar por algo que sempre amo em jogos de luta das gerações passadas: Os sprites!
E RAPAZ, QUE TUNADA!
Os sprites desse jogo são definitivamente o ápice da trilogia! Detalhamento é a palavra chave dessa vez, sombreamento e dobras em roupas são muito mais visíveis, detalhes no movimento, número muito satisfatório de frames, até mesmo o sistema da sombra do jogo é MUITO bem feito. Terry aqui se encontra com um visual e animações que seriam o definitivo para o personagem não só em jogos futuros mas no já mencionado King of Fighters, cenários são ricos em detalhes e interações, com sistemas de tempo baseado nos rounds!
Ou seja, no primeiro round pode ser de dia, segundo ao por do sol e terceiro pela noite! Ou uma grande viga pode estar prestes a ser levantada, ir subindo e chegar ao topo do prédio como visto na imagem acima. Existem vários cameos, pequenas adições, e as interações já executadas perfeitamente pelo sistema de dois planos teria ainda mais atenção nesse jogo, sendo possível até jogar oponentes para fora de estágios com o golpe final, mas isso é algo que entrarei mais para a frente.
Os efeitos dos especiais são mais chamativos, com mais explosões de choque, e as animações de troca de plano são especialmente fluídas e agora se encontram em dobro, já que existem três planos!
E PUXANDO o assunto de três planos, é óbvio que com tanto tempo de desenvolvimento, o jogo iria mudar!
... Infelizmente, um pouco para o lado pior, mas chegamos nisso em um segundo!
Os golpes estão bem mais variados, a combinação de soco leve + soco fraco e chute leve + chute fraco continuaria aqui, agora sendo possível mais combos pela jogabilidade mais rápida da série toda. Os especiais se executam mais rápidos, desvios e socos são bem mais fortes e gostosos de executar, cada golpe é recebido com um efeito equivalente a sua potência e é extremamente satisfatório dar cada golpe aqui, é um jogo extremamente divertido.
Ou seria, se não fosse por um pequeno detalhe: O jogo agora tem 3 planos.
Não me entenda mal, a idéia é ótima, e como sabemos, nos anos 90, ninguém perdia a oportunida de fazer algum trocadilho com seu terceiro título. Mas a execução é no mínimo estranha.
Veja bem, os botões B+C, que seriam soco forte + chute leve, te passa para o plano de cima, e os botões C+D, que seria chute leve e chute forte, te leva para o plano debaixo. Os planos nesse jogo não são GRANDES áreas que necessitam de um pulo, mas sim, uma pequena virada pro lado.
Para explicar melhor, sabe quando tem obstaculos vindo te apertar de cada lado em um jogo 2D e a primeira coisa que você pensa é: Esse cara é estupido? É só ir pra frente ou pra trás e desviar disso!
Bom, nesse jogo dá pra fazer isso.
O jogo permite a você rapidamente desviar de golpes e contra atacar, já conectando especiais e combos, é extramente divertido e intuitivo, certos golpes até arrastariam um de um plano para outro plano, É TÃO BACANA!!!
...
Em teoria.
Porém, apertar C+D ou B+C rapidamente é muito mais dificil do que parece, especialmente quando o objetivo é seguir direto com um golpe e talvez até um combo, ele exige MUITO de seu cérebro enquanto o PC consegue fazer ridiculamente rápido; Não só isso, mas o jogo é o mais rápido da série, então quando menos percebe, tomou 15 especiais e a tela do PC rachou.
O jogo se torna extremamente difícil e injusto por esse simples motivo, e acaba estragando muito, se não toda a experiência do jogo!
Para a nossa felicidade, isso seria consertado em jogos futuros, mas por aqui, precisei me virar com esses controles.
Com a exceção disso, continuamos iguais ao segundo jogo, ao tomar dano demais, pode usar o desperation move, a movimentação está mais rápida, mas similar, etc, o de sempre! Algo a se notar é a trilha sonora desse jogo. Gostava das outras trilhas mas esse jogo realmente alcançou a perfeição! Cada local tem uma atmosfera enorme e temas como o do Geese são tão bons que são usados até hoje em toda aparição do vilão em KoFs!
Depois de surrar cada um dos envolvidos no campeonato e confirmar o que todos sabiam desde o primeiro jogo (Que o Terry chuta bundas) ele encontra ninguém mais, ninguém menos qu-
Issae Terry, o Geese! Essa luta é incrível, tema já mencionado ali em cima, cenário incrívelmente detalhado, do qual no segundo round tem FAIAH!
E depois dessa luta incrível, é hora de enfrentar o vilão principal, o que está em busca dos pergaminhos e começou tudo isso! Ryuji Yamazaki! É HORA DA
... Vai ser um daqueles dias, né?
GRRRHHH
AHHHHHHH!!!
YESSSSS!!!
E com isso, meu recorde de perfects em chefes vai para o saco, e Ryuji cai derrotad-
Ir pro parque? Bom... Tá...?
... OK!
Desde quando isso ai é um parque? ONDE NO PARQUE TEM UM SANTUÁRIO CHINÊS?
QUEM É ESSE CARA?
O QUE TÁ ROLANDO?
O QUE SOU EU???
BOM, GRAÇAS A PORCARIA DA WIKI DE FATAL FURY QUE FEZ QUESTÃO DE ME EXPLICAR ALGO, EU PUDE DESCOBRIR!
Aparentemente esse é Jin Chon Shu, um sucessor de Qin Shi Huang que por receber bullying aos 14 anos encarnou seu antecessor de 2,200... Anos...
Que não podiam viver na terra sem os três pergaminhos... Então, controlando o corpo dele, ele contratou Ryuji para pegar os pergaminhos...
... O... K...?
Ignorando essa história maluca... Essa luta é INCRÍVEL!!!!
O cenário é atmosférico, a música dá a sensação de mistério não só do estágio mas do própio Jin Chonshu! Ele parece uma criança, mas é rápido, tem projéteis, se movimenta pelo estágio sem caminhar, é divertido, é intuitivo, É INTENSO! E diferente do que a maioria dos personagens faz, que é abusar do sistema de planos pra te mostrar o que fazer, ele é surpreendentemente calmo, estando realmente a seu nível!
Depois de derrota-lo, o jogo acabou. E eu descobri que tinha OUTRO inimigo caso eu fosse ainda melhor! Então depois de muito sofrimento, na história real...
Após nocautear Jin Chonshu, o irmão dele, Jin Chonrei aparece! Te acusando de ter matado seu pequeno irmão, e jura que você vivo não sai de lá!
E eu esperava um Jin Chonshu mais dificil, mas é ainda mais fácil do que o irmão! (Para minha sorte, meu recorde de Perfects em Final Bosses se mantém intacto!)
Depois de derrotar ele, ambos os irmãos se juntam e perecem, deixando Terry pensativo, se a vida é justa, se ela tem um significado, ou sequer um objetivo. Se é justo essas pequenas crianças sofrerem as conseq-
PEGADINHA DO MALANDRO!!11!!1ONE!ONZE
Na verdade os espíritos saíram de seus corpos, permitindo aos dois terem suas tão desajadas vidas comuns! Terry então deixa os dois sob os cuidados de Tung, e vai embora, com South Town em paz!
No final individual de Terry, um garoto encontra nosso herói e o adota como um pai! Seu nome? Veriamos apenas no próximo e último jogo da saga de nosso herói!
E falando nisso...
REAL BOUT FATAL FURY!! A edição final do nosso herói!!
Esse jogo foi feito como um grande fanservice para gente como eu, que ama a série! A história é bem mais simples, e até mais legal dessa vez! Geese conseguiu os pergaminhos, os jogou fora pois "só o titulo importa" (Coisa clássica de vilão que é cool demais pra ter poder ilimitado) e criou um novo King of Fighters para se vingar de vez de Terry Bogard, que responde com toda sua força: GEEEEESSEEEEEEE!!
E é essa a história do jogo
Rapaz, que simplicidade, não? Simples, mas motivador! É tudo que preciso, o vilão voltou, e temos que botar um fim nele de uma vez por todas!
Vamos para o gameplay desse jogo, que é a galinha dourada da franquia sem sombra de dúvidas!
As animações continuam do Fatal Fury 3, mas com muito, MUITO mais frames! E isso de um jogo JÁ muito bem fluído! Agora, diferente de todos os jogos, NENHUM especial dos personagens foi cortado. Terry tem Power Wave, Burn Knuckle, Rising Tackle, Crack Shoot E Power Dunk! E assim para todos os outros personagens! Dessa vez não temos mais desperation move, mas uma BARRA DE ESPECIAL! Sim, acabamos de entrar NESSA ERA! Os especiais são bufados para serem mais brilhosos e chamativos, como especiais devem ser!
Os cenários não só são super interativos, como tem RING OUTs, quem diria, hein? Num Fighter 2D? Ironicamente, enquanto em Tekken levar ou dar um ring out é tão satisfatório quanto estudar cinco dias seguidos pra uma prova e ser recebido com um "2+2 = ?", aqui, dar Ring Outs é desafiador e divertido! É preciso empurrar seu oponente para as pontas do estágio e então ataca-lo contra a barreira como um pedaço de madeira ou uma platéia assistindo a luta, que cria um inovador incentivo a atacar seu inimigo mesmo quando ele pode defender tudo, já que isso pode danificar a barreira e o mandar para longe! É criativo, é divertido e eu amo!
Os botões aqui são um pouco diferenciados, temos um botão para soco, outro para chute, e um para "Power Move", que pode ser os dois em suas versões fortes, e é usado para o especial! É muito intuitivo e mais fácil pra jogadores não tão bons!
"Ué, e o que o quarto botão faz?" Eu te agradeço IMENSAMENTE por perguntar!
... Vocês... Dois, que perguntaram.
ENFIM! O que o quarto botão faz? Ele te TROCA DE PLANO! E qual deles, você pergunta? QUAL VOCÊ ESTIVER SEGURANDO A DIREÇÃO!
FINALMENTE! FINALMENTE!!!
Eu finalmente posso jogar de forma justa e equilibrada contra a CPU! Finalmente trouxeram a perfeição pra esse sistema! O jogo está equilibrado, não há mais nada a se fazer! A série pode terminar aqui, pois já está no seu magnum opus!! Eu não tenho como agradecer mais a esse jogo por deixar esse jogo tão acessível e justo, é satisfação que só desenvolvedores apaixonados podem dar! Eu recomendo a todos jogarem o 3 e esse logo em seguida para me entenderem.
A trilha sonora continua fantástica, o jogo está fluído e perfeito, o campeonato funciona em três lutas por cenário, é simplesmente um jogo MUITO divertido que todo mundo tem que jog-
Ele voltou.
Com um especial de one-hit kill.
... Sabe, eu poderia compartilhar a raiva inexplicável que eu senti por ele nesse jogo, mas eu juro pra vocês que minha mente entrou em um estado de negação. Eu não consigo acreditar que deixaram ele MAIS forte e colocaram aqui. Eu simplesmente não consigo. Eu vou só ignorar e mostrar a derrota horrível que ele teve.
Eu juro, não tem satisfação maior nesse jogo do que surrar esse cara.
E então, depois de derrotar todos, é a hora de enfrentar el- "Terry: GEEEESSEEE"
... Isso, Terry, o Geese.
"Olha só tudo que conquistei, sou rico, sou famoso, forte, tenho tudo! Seria uma pena se aquele cara viesse me encher o sac-" |
"AH MERDA!" |
... Depois que Terry subir NO MÍNIMO uns 200 pares de escada. Isso ou o elevador, mas você confiaria no elevador de um rei do crime? Eu não confiaria.
A luta é como sempre, muito intensa, Geese pode contra atacar todo golpe seu, ele é rápido, ele tem reppukkens ainda mais apelões, a música e o cenário só ajudam a deixar tudo mais épico! Depois da derrota, Geese como sempre tem um impulso enorme de ficar bem perto da janela pra cair ao receber o golpe final!
Terry, obviamente sem intenção de matar Geese, não pensa duas vezes em segurar o arqui-inimigo.
Que responde com um "Dane-se você, Geese Howard morre mas morre com estilo!" E cai desses trilhões de andares como toda santa vez.
Terry só olha para baixo, sentindo o luto por seu inimigo, mas também a paz e tranquilidade que South Town sentiria dali para a frente!
Depois disso, temos várias cenas de Terry cuidando de seu querido filho, que se chama Rock, aliás!
Dormindo e olhando para as estrelas, Terry pensa em toda a sua jornada, assim como pensamos em todas aquelas memórias e jogos incríveis que tivemos, e ficamos felizes pela nova família a ser criada, Terry Bogard, Blue Mary e o pequeno Rock Howard!
E é isso, galera, essa foi a saga do nosso lobo selvagem! E rapaz, que série fantástica! Eu recomendo a qualquer um, e vocês não sabem como me deixa satisfeito saber que a série acaba ass-...
Espera
... ESPERA
Rock... HOWARD?
TO BE CONTINUED!!!
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