24 de fev. de 2014

A controvérsia de Kingdom Hearts - Por que a série é tão "confusa"?


 Ahh, Kingdom Hearts! Uma série de tamanha diversão, com pancadaria frenética, mundos abertos baseados em filmes que marcaram nossa infância e tantas outras coisas que te fazem tão especial!
...
...
...
*Random*: "Mas que série estranha, hein? Joguei o 1 e o 2 e não entendi nada da história?"

 Ah, quantas, mas QUANTAS vezes já ouvi isso, e a cada vez me deixa mais bravo, não só com o ser em questão, mas com a própria Square por criar toda essa controvérsia.
 Quero deixar algo bem claro aqui: Kingdom Hearts tem bastante coisa sim pra acompanhar, mas não é tão difícil quanto outros tantos RPGs por ai quando se chega a ponto de bala, então POR QUÊ tanta gente não entende assim a série? Será por que não jogam os jogos "spin-off" importantíssimos pra série? Se sim, por quê eles não jogam? Vamos debater um pouco sobre os vastos motivos dessa franquia ser considerada tão confusa.

PS: SE VOCÊ NÃO JOGOU, NÃO LEIA ESSE ARTIGO.
Ele óbviamente estará cheio de spoilers, além de ser dificil de compreender sem o entendimento da franquia, então por favor, não me xinguem por "spoilar" algo para vocês!


 Kingdom Hearts 1 saiu em 2002 e foi um sucesso estrondoso! Liberdade, ação, e personagem carismáticos tanto novos quanto da maior empresa infantil que já foi feita, nossa amada Disney. Tenho quase certeza que qualquer um que jogou essa série se interessou por ver nosso amado Donald ou Pateta na capa!

 Seu enredo mesmo sendo muito bom e icônico, era facilmente compreensível e bem divertido, gostoso de se acompanhar, após o final dele, tivemos uma breve cena mostrando Sora, Donald e Pateta indo em busca do Rei Mickey e de Riku, por uma estrada com uma grama rasa e linda.
 Após essa cena, esperamos um tempinho e tivemos uma sequência: Kingdom Hearts: Chain of Memories, para o Gameboy Advance. 


 Aqui as coisas começaram a complicar um pouco, veja bem:
Kingdom Hearts 1 era para o Playstation 2. Certo.
Kingdom Hearts Chain of Memories, ou CoM, era pra Gameboy Advance. Certo. Afinal, spinoffs podem ser para outros consoles, contanto que a linha principal se dedique a uma empresa. Inclusive, spin offs costumam ser feitos PARA atrair fãs de uma outra empresa para a série, faz todo o sentido ser para o Gameboy Advance, certo?
Sim, até anunciarem que CoM seria sequencia direta de KH1, mais do que isso, seria importantíssimo para o enredo.

 Ok, eu entendo claramente que fãs deveriam jogar esse jogo para entender o Canon, hoje em dia existe emuladores e jogar KH1 e 2 e reclamar que não entende sem ter jogado o CoM não faz muito sentido, o jogo é claramente acessível, mas pensem na época: Um jogo sequência de um titulo tão famoso como KH, com propagandas tão fracas, sendo importantíssimo para o enredo. COMO deveríamos jogar isso? Até esse ponto, existiam duas legiões de fãs: As que aceitavam, afinal, não sabiam que iam  ter que comprar 200 consoles só pra acompanhar a série, e os que não ficaram sabendo da existência de tal jogo ou não ligaram, pois afinal, era um spinoff para o GBA.

 De uma forma ou de outra, todos achavam que a história não seria importante o suficiente pra atrapalhar o 2, haha, certo? ..... Certo? ... Ohhh...

 Bom, sobre o que CoM fala? Sora, Donald e Pateta estão em busca de Rei Mickey e Riku, como dito acima, e acabam encontrando um homem de capuz, que só perto do final revela ser Marluxia, um dos membros da misteriosa Organization XIII a quem eles querem trair, porém, o lider da organização já sabia da traição, e enviou um de seus membros para aniquilar os traidores. Marluxia então leva Sora para o Castle Oblivion, um castelo onde uma garota bruxa que pode mexer com memórias vai fazendo Sora perder suas memórias enquanto vai colocando memórias falsas sobre ela na cabeça dele, para que os traidores possam usa-lo para conquistar a Organization...

Imagem puramente colocada para puxar o saco do Axel... BURN BABY!!!
 OK, não dá pra entender muito bem de principio, mas já dá pra ver que é algo importantíssimo para a história da franquia, temos a nova equipe de vilões apresentadas aqui, e metade dela se vai nesse jogo!

 Como eles me dão uma propaganda tão simplória, dando a entender que não era tão importante, sendo que o jogo é a ponte direta entre Kingdom Hearts 1 e 2? Eu entendo que fãs deveriam jogar ele sim, hoje em dia tem vasto conhecimento da existência dele, mas e na época? Quantas pessoas jogaram o 2 sem nem saber da existência do CoM?

 Isso sem contar a confusão criada pelos que jogaram o 1 e 2, afinal, no 2, Sora estava numa cápsula, e acordava sem memória alguma do que aconteceu após o 1! E antes disso, temos outro protagonista controlado, algo ainda MAIS confuso. Roxas foi a causa da maior confusão de todos os fãs da série, não por ser um personagem ruim, de forma alguma, mas por ser colocado sem explicação, apenas foi explicado que ele era um Nobody, o Nobody do Sora, para ser específico.

"Nobodies são criaturas feitas a partir de um corpo sem coração, ao perder seu coração, virando um Heartless, se seu coração for muito forte, o corpo vazio cria vida, apesar de não sentir emoções, e não ter um coração."

 Ok, estava explicado o que era ele, mas por que um foco tão grande no começo para ele, o que aconteceu com ele? Como ele veio a ser? Bem, ele nasceu quando Sora se sacrificou por Kairi no primeiro jogo, e quanto a sua história...
"Até num sobretudo preto, eu sou adorável, e você sabe disso." - Mickey ao lado.

 Ok... Eu entendo que esse era um jogo necessário, afinal, não tiveram a competência de explicar no própio Kingdom Hearts 2 através de Cutscenes ou o que seja, mas sério? OUTRO console? Sei que ele é continuação do GBA assim como PS3 é do PS2, mas por Deus, tenham um pouco de consciência, não é todo mundo que pode ir comprando consoles assim não, Nomura!

 De qualquer forma.... Esse jogo conta a história de Roxas, como ele nasceu, e acabou "crescendo" como um ser normal, descobrindo a si mesmo, o que gostava, o que ele fazia, sendo levado pelas enganações da Organization junto de seus amigos Axel e Xion (Xion sendo um clone mal sucedido de Sora, o que a leva a não conseguir lutar, nem ter identidade definida as vezes), ele acreditava que coletar corações o levaria a Kingdom Hearts, onde ele poderia ter um coração. Ao descobrir que isso não era verdade, mas sim um jeito de Xemnas, o lider, conseguir Kingdom Hearts para si, Roxas se rebela contra a mesma, e tenta fugir, derrotando a todos em seu caminho.

 Enquanto isso, Riku, após os eventos de CoM, descobre que para Sora acordar da capsula (Aquela do começo de KH2 que ninguém entendeu), Roxas precisa se juntar a Sora novamente. Roxas então encontra a Riku, e depois de uma briga imensa, Roxas toma a vantagem, forçando Riku a se entregar as  trevas para conseguir salvar Sora, derrotando Roxas, e o colocando em uma simulação de Twilight Town, para que ele lentamente vá se juntando a Sora, essa simulação nada mais é que os 7 dias passados em Kingdom Hearts 2, que leva ao começo da nova aventura de Sora.

 Sinceramente, acho que o enredo foi muito bem escrito e ele encaixa bem algumas peças quebradas do puzzle inteiro, porém, repetindo, foi desnecessário ter OUTRO jogo para isso, não se esqueçam que é o terceiro console necessário pra acompanhar a franquia já, mas, até ai, os fãs conseguiram aguentar por que o Roxas era um personagem muito querido e etc, então todos perdoaram  a Square.

Então todos se perguntaram como toda a briga de Kingdom Hearts começou, os Heartless, os vilões, tudo! De onde isso tudo começou? Foi então que:

 Mrhgh... MRHGHRHHHHHHH! 
 OUTRO? OUTRO CONSOLE? É SÉRIO MESMO ISSO PRODUÇÃO? OUTRO VIDEOGAME PRA GASTARMOS PRA ACOMPANHARMOS A FRANQUIA?!!!
 Sinceramente, a esse ponto da história Nomura já devia ter percebido que NINGUÉM gostava de ter que comprar 30 consoles diferentes pra acompanhar a série, não entendo essa mania de querer tanto enfiar em nossa goela isso. ARGH!

 Ahh... Por hora, vamos falar do que acontece no dito jogo...
 O jogo conta a história de 10 anos antes de Kingdom Hearts 1. Ventus, Terra e Aqua, três Keyblade Wielders em treinamento para virar Keyblade Masters um dia, até que o Master Eraqus (Leiam seu nome ao contrário e entenderão) decide fazer um teste entre Terra e Aqua, o vencedor seria um Keyblade Master! A batalha é travada...

 E Aqua ganha! Ding Ding Ding, temos uma vencedora! Ela derrota Terra, vira uma Keyblade Master, e Terra recebe a explicação de que ainda possui escuridão em seu coração, e por isso ele não pode ser um mestre, ele precisa se autodisciplina para poder ignorar a escuridão em seu coração e focar só na luz.

 E o que ele faz imediatamente após isso? Foge da ilha de treinamento e decide ajudar o Master Xehanort, o velho amigo de Eraqus.
 Quem é Xehanort? Ah, esse velho sim- 

 ... pático... 
 ... É sério isso, produção? Não pera, é sério mesmo? Um homem adulto e são confiaria nesse cara? Não, não precisa ser nem adulto, não importa a idade que você ai lendo tenha, me responda com sinceridade: VOCÊ CONFIARIA NESSE CARA?
 Bom, pelo jeito sim, porque Terra claramente confiou nele, não somente isso, fez questão de ajudar VÁRIOS outros vilões da Disney que não tem cara nenhuma de maldade, como...
Maleficent... E...
Como resistir a esse Alienzinho Cauai!?
Jumba... (Deixando claro que esse jogo se passa na época em que Jumba era só um cientista maluco, e não o doutor bondoso, porém ainda maluco, que é hoje)
 É... Não entendo o por quê dele cair tão fácilmente, mas de toda forma, enquanto ele faz isso, Ventus sai da ilha em busca de seu amigo Terra, tendo que enfrentar vários dos "Unversed", criaturas bizarras que assim como os Heartless, são uma ameaça (Lembre-se que a esse ponto, não existiam muitos Heartless), mais um certo ser chamado Vanitas, que por algum motivo se interessa no Ventus para completar o objetivo de Xehanort, que é forjar a X-Blade, uma espada capaz de conquistar Kingdom Hearts.


Sim, X-Blade. Como se pronuncia? "Key"blade.

Não, eu também não sei, não perguntem.

 Eraqus então manda Aqua ir em busca de Ventus e Terra, e, óbvio, toda pomposa por ter virado Keyblade Master, se deixou levar pelo ego e acabou recebendo uma bela bronca de Ventus e Terra, o que acaba separando o trio por um tempo. 

 Terra então percebe que Xehanort tem más intenções (Me surpreende a demora...) E então começa uma briga contra o mestre, levando os 3 a se reunirem novamente! Xehanort e Terra tem uma intensa briga, e nosso herói arrependido usa toda a sua força!
 Com resultados questionáveis...
 Veja bem, seu cabelo está branco, isso é resultado de mestre Xehanort ter roubado seu corpo! Xehanort já estava velho e precisava de um novo corpo para se hospedar, e por isso enganou tanto a Terra.
 Então num último desespero, a alma de Terra se encontra em sua armadura, e a mesma luta fortemente contra Xehanort.... Mas é derrotada.
 É.
 Xehanort então usa o corpo de Terra para seus fins, levar os Heartless até o mundo, criar o caos que acontece nos dias atuais da série, inclusive, o vilão Ansem nada mais é que o Heartless de Terra, e o vilão de Xemnas de Kingdom Hearts 2 nada mais é que o Nobody de Terra!
 Pois é!

 Enquanto isso, Ventus luta contra Vanitas para proteger Aqua, e descobre que Vanitas nada mais é do que toda a maldade de Ventus, que foi extraída dele por Xehanort quando inconsciente. Por quê ele fez isso? Bom, para a X-Blade ser forjada, é preciso ter um confronto entre a luz pura e a escuridão pura, e Ventus era perfeito pra isso, Vanitas era toda a escuridão de Ventus e agora Ventus é um garoto puramente bom. 

 Ventus precisa derrotar Vanitas, porém fazer o mesmo só completaria a X-Blade para Xehanort... Ao menos que os dois fossem sacrificados.

 Sim, ele teria que morrer junto com o Vanitas para evitar tudo isso. 
 Após a luta épica, Ventus consegue impedir a criação da X-Blade, porém, como esperado, Ventus acaba tendo seu coração destruído. Seu coração então acaba sendo levado até Sora, que tem 5 anos em dito jogo, e consegue cuidar/restaurar o coração de Ventus enquanto Ventus fica em um sono profundo pelos próximos 10 anos. Inclusive, esse é o motivo de Sora conseguir usar uma Keyblade no primeiro lugar, pois Ventus estava em seu coração esse tempo todo.
 Aqua, desesperada,  tenta salvar ambos os seus amigos, e falha também, tendo que ser levada para o Realm of Darkness, basicamente, o limbo de Kingdom Hearts, para salvar o que restou de Terra, onde todos ficam presos com Heartless, esperando um dia achar uma pequena luz para escapar.

 Quem jogou Kingdom Hearts 2 pode reconhecer esse lugar, no final do mesmo, Sora e Riku ficam presos aqui até a porta da luz se abrir para eles. Aqua espera pacientemente para poder ser salva por alguém, óbviamente, Sora e seus amigos.

 Após essa confusão, Xehanort no corpo de Terra (Apelidado carinhosamente pelos fãs de "Terranort", haha... Ahh...) começa a causar todo o caos que levaria a série principal, ligando a origem do mal da série ao mal em si.

... Whew! Que corrida explicar todo esse jogo, hein? Realmente é de muita importância, explica quase todas as confusões restantes da série!

... Agora pare pra lembrar que esse jogo é pra PSP, outro console inteiramente diferente do PS2, a origem da franquia.

... OUTRO console! Sério, Square, eu não te entendo. A esse ponto da franquia, todo mundo já sabia que os jogos spinoff eram importantes pro enredo da série, mas não é todo mundo que vai comprar um console só pra poder jogar esse jogo, de fato, pouca gente vai! 

 Aaargh, acho que já está ficando bem claro o por quê de tanta pouca gente entender essa frânquia, os jogos são todos importantes pro enredo, mas a propaganda não dá a entender isso, e pior, chegamos em 2008 e já é preciso ter 4 consoles pra acompanhar a série, QUATRO CONSOLES! Pra um Americano isso já um sufoco, imagine para Brasileiros?!

 AO menos o sofrimento foi encerrado, e depois de juntar todas as pontas, podemos finalmente partir para Kingdom Hearts 3, certo? ... Certo?


 Mrghrhh... MRHGHRHRHRHAWHAHHH!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

 OUTRO? OUTRO VIDEOGAME? 5 DELES? É SÉRIO ISSO?! É bom que você tenha um ÓTIMO motivo pra fazer isso, Nomura, seu infeliz!

"Nomura após experimentar o 3DS, adorou o console e decidiu fazer outro jogo da série para o mesmo"

... Ele se impressionou com o 3D.
 Ele se impre- ELE SE IMPRESSIONOU COM O 3D!
 CARA Eu entendo que o 3D do 3DS é ótimo e bem feito e bonito mas SÉRIO? OUTRO jogo da franquia pra OUTRO console? Acha que somos o Silvio Santos ou o que? Dono da Kinder Ovo?
  ... Wow... Desci de nível com a piada do Kinder Ovo... Mil perdões...

 De qualquer forma, eu nem preciso explicar a partir desse ponto o por quê da série ter tanta confusão em meio a fãs casuais da franquia, sério, apenas pense nisso: Comprar 5 videogames diferentes para acompanhar UMA franquia.

 E não pense que pegaram leve nesse jogo com o enredo não, não senhor, esse jogo tem a revelação do real plano do vilão de TODA a franquia, e é um prelúdio do que vai acontecer em Kingdom Hearts 3! Esse jogo é Chain of Memories NOVAMENTE! Várias pessoas vão comprar Kingdom Hearts 3 e NOVAMENTE não entender nada do que está acontecendo por não terem pego esse jogo, seja  por condição financeira ou só por não saber.

 ... Ok, se você pode comprar um PS4 pra jogar KH3, dinheiro não é desculpa, mas ainda sim é muita sacanagem lançar MAIS um jogo para outro console.



 Antes de poder partir pra esse jogo, quero deixar bem claro que não estou detonando os jogos em si, todos são muito bem feitos (Exceto CoM) e muito divertidos (Exceto CoM)! Kingdom Hearts 3D é com certeza meu jogo favorito da franquia, por exemplo, eu só acho que é um grande transtorno criar essa confusão toda pros fãs da série, sendo que existe meios bem mais fáceis de se resolver isso, como lançando todos no mesmo console, ou fazendo spinoffs realmente não serem tão importantes para o enredo principal.

 Com isso dito, vamos ao enredo desse jogo.
 Após os eventos de Kingdom Hearts 2, Sora e Riku são convocados para receberem o Mark of Mastery Exam, que nada mais é que o exame para se tornar Keyblade Masters.

 O que são Keyblade Masters? É um cara que manja mais de Keyblade que um cara que usa Keyblade normal.

 ... É só isso que eu sei dizer.

 Sora e Riku então precisam mergulhar no Dream World para trazer de volta mundos que foram engolidos pela escuridão na época de ataque dos Heartless, ao liberar os 7 mundos, ganhariam a marca do exame.
 Enquanto isso, Axel acorda e por um milagre volta a ser Lea, com coração e tudo mais, e então decide treinar com Yen Sid para ser um Keyblade Wielder.
 É bem simples, até você descobrir que desde o começo, foi um armadilha de Xehanort, que usou seu poder para trazer versões mais novas de si mesmo e fazer uma organização de Xehanorts.
 Mais do que isso, a Organization XIII nada mais era do que protótipos de corpos para o mesmo, ele faria todos daquela equipe virarem Xehanorts!
 E mais do que isso, eles escolheram Sora para ser o corpo de Xehanort número 13!
 Rapaz, mas isso tá melhor que novela mexicana!

 Sora então acaba sendo capturado pelos Xehanorts ao libertar os 7 mundos, e Riku, também tendo completado essa tarefa, precisa salvar a Sora, e então, nessa briga para salvar seu amigo, Mickey aparece, e juntos, descobrem o plano real de Xehanort: Forjar a X-Blade!

 Claro... Porque isso deu muito certo da ultima vez que tentou, né cara.... Idade dá sabedoria, mas idade demais dá Alzheimer, pelo jeito.

 Nesse caso, a X-Blade original se quebrou em 20 pedaços, 13 de escuridão, e 7 de luz. De alguma forma, Xehanort descobriu que usar a Organização contra os 7 Keyblade Wielders seria o suficiente para forjar a dita X-Blade, porém, há uma grande dúvida: Sora, Riku, Mickey, Ventus, Terra, Aqua. Onde estaria a sétima luz?
 De qualquer forma, Riku e Mickey frustram o plano de Xehanort de criar a nova organização, por enquanto, Xehanort promete completar a X-Blade para Mickey enquanto Lea aparece para ajudar a fuga de todos junto com Donald e Pateta.


 Sora então, capturado, precisa que alguém mergulhe na escuridão para traze-lo de volta, Riku faz isso, pois se tornou um Keyblade Master, e mergulha para salvar Sora.
 Após ser salvo, Sora e Riku são formalmente chamados para o resultado do teste. Ambos conseguiram passar, mas só Riku salvou Sora, então por isso apenas ele é um Keyblade Master.


.... Pera, HÃ?!
 Ok, isso é um pouco fora de tópico, mas O QUÊ? Ele completou seu objetivo tão árduamente quanto Riku, e por ter sido injustamente atacado por 13 membros de uma organização (Lembrando que Riku teve dificuldade pra lutar contra um só deles), ele não merece ser um Keyblade Master? MAS O QUE DIABOS?

 Ahh... Tirando isso... O essa é mais ou menos a história do jogo, levando a ponte de Kingdom Hearts 3, que é impedir Xehanort de conseguir forjar a X-Blade, mas para isso precisam de 7 luzes, e não se sabe onde está essa nova pessoa a segurar uma Keyblade...

 OU SERÁ QUE NÃO?! 

Keyblade? Isso é um novo modelo de taco de golfe?

... Yep, isso mesmo... A garota que que acha que lutar é que nem jogar Mario Golf agora é a nova luz que vai brilhar junto com os protagonistas .
 Sinceramente, não me assusta, mas não deixa de ser estranho por isso.
 De qualquer forma, essa é a ponte que temos para Kingdom Hearts 3.

 Passamos um bom tempo explicando tudo que aconteceu para tentar (Enfase no tentar) explicar o que aconteceu nos spin offs para você, mas... Agora me responda sinceramente: Você, fã da série, já conseguiu jogar todos os jogos da franquia?

 Eu até hoje não tive a oportunidade de zerar BBS, por exemplo. Conheço alguns poucos amigos que já jogaram todos MESMO, mas você, jogou?

 É bem provável que não, e isso é por 3 motivos principais:

 1 - Você não gosta tanto da série assim para jogar até spinoffs com gameplay diferente. Completamente compreensível e aceitável. 
 2 - Você não conseguiu jogar todos por não ser o Tio Patinhas pra poder pegar todos os consoles em que a série se encontra disponível.
 3 - Você não tinha conhecimento prévio da importância dos spinoffs da série devido a falta de publicidade para esse ponto no começo, em Chain of Memories.

 Seja qual for dos motivos, a verdade é que toda essa história de Spinoffs foi muito mal cuidada por parte da Square, o lançamento para tantos videogames diferentes já foi inapropriado, e pra completar, com uma propaganda tão fraca, era inevitável que houvesse tanta confusão na franquia.

 Espero ter ajudado um pouco a compreender o que acontece sobre toda essa confusão, e faço um apelo aos fãs, que se esforcem para jogar todos os jogos, pois são muito importantes para o enredo da história, mesmo que seja muito dificil conseguir todos, porque ou é isso ou nada, já que a Square não poderá melhorar nada pro nosso lado.

Até o próximo post, pessoal!

See ya!



Um comentário:

  1. Você tem uma escrita engraçada, Red. Confesso que nunca parei pra ver KH como uma história contínua, apenas considerava cada jogo como independente e talz.

    mas esse post me esclareceu isso. Talvez eu pegue ele pro 3DS :3

    ResponderExcluir