19 de fev. de 2014

Review: Protagonistas de Mega Man e suas séries



Olá pessoal, estou aqui trazendo uma das minhas primeiras contribuições, trago ela diretamente de um antigo blog que eu possuía pois considero que será um ótimo acréscimo para a Enjoy 'N Stick.


Hoje falarei um pouco sobre os protagonistas da série de games que eu mais gosto:  
Mega Man


 Para quem acompanha a franquia sabe que ela está morrendo aos poucos na mão da própria empresa: CAPCOM
 Isso desde que o criador dessa grande série, Keiji Inafune, saiu da empresa. E a CAPCOM está agindo de forma infantil quanto a isso, tentando apagar o próprio mascote do mapa.
 Mas não gostaria que Mega Man caísse no esquecimento e por isso de alguma forma sempre tento passar a imagem para frente.
Então se quiserem saber mais sobre os protagonistas, a hora é essa.

 Mas para entender onde se encaixa cada protagonista tempos que fazer uma classificação.
Primeiro deixo claro que a franquia possui 2 linhas:

Linha Principal

e

Linha Alternativa


 A Linha Principal é a original, a primeira a ser criada em 1987(Mega Man 1) e seu ultimo jogo lançado foi em 2010. Seus jogos costumam seguir o estilo Platformer. É o universo focado na robótica onde os temas mais comuns são a responsabilidade dos Robôs em proteger os humanos, rebeliões e desconfiança dos humanos.
Suas sagas são: Clássica, X,  Zero, ZX e Legends(Dash)

 A Linha Alternativa é uma nova linha criada em 2001. Inafune criou essa linha com o intuito de se divertir com o seu filho(Nunca entendi muito bem isso).
 É um universo paralelo ao principal, onde a Internet passou a ser investida mais que a Robótica.
Suas características mais notáveis é um estilo mais escolar e jovem, onde a maior parte do tempo você controla um humano com a idade entre 11 e 12 anos, este humano irá dividir o papel de protagonista com o  Mega Man da série, embora o Azulzinho continue sendo o principal.
Como um universo paralelo temos as famosas “versões paralelas”, personagens conhecidos na linha principal, porem, bem diferentes, visto que é uma outra realidade.
A Linha alternativa não costuma seguir o estilo Platformer padrão da principal. Ela é mais uma mistura de RPG, estratégia e Puzzles/Quests.
 Por ser uma mudança radical comparada a linha principal, ela acaba sendo as vezes um alvo de criticas, embora, não é pior que um encontro entre os fãs clássicos de Sonic com os fãs modernos, afinal, podemos dizer que os fãs de Mega Man são muito mais “pacíficos” e aceitam suas diferenças, mas sempre tem um ou outro para quebrar isso e gerar uma “War”.
 Independente do olhar negativo é uma linha que fez um bom sucesso e teve um investimento maior que a principal no quesito de mídias. Quase todo jogo dessa linha teve uma temporada em anime. Embora quando o anime veio para o ocidente, muita gente nova acabou conhecendo a franquia pelo anime, pegando uma imagem errada sobre “O que é Mega Man”. Um erro até comum e que acontece até hoje com Pokémon, por exemplo.
Suas sagas são: Battle Network(EXE) e Star Force(Ryuusei)
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 Agora que conhecemos a linha existe mais uma “separação” a ser feita, embora, ela é menos influente e você seria capaz de entender tudo perfeitamente mesmo sem ela. Mas só para deixar isso aqui mais chique, vou citar e explicar.

O protagonistas da franquia podem ser separados em:

Sucessores Diretos

Indiretos

Paralelos

E

Não-Megaman


 Os Sucessores diretos é o que podemos dizer... Os protagonistas que tem “selo de produção Dr.Light”. Vamos usar um console como exemplo. É fabricado o PlayStation 1, com o passar do tempo começam a fabricar o sucessor deste, com mais função, mais moderno e mais “poderoso” e este seria o PlayStation 2. Depois viria o 3, 4 e etc... É mais ou menos assim que funciona, é usado o Mega Man Clássico como o primeiro de todos e os protagonistas que foram criados pelo Dr.Light para suceder o primeiro Blue Bomber são os sucessores diretos. Existem somente 3 nesse grupo.

 Os Indiretos como o nome diz são aqueles que não se encaixam nos Diretos por algum motivo mas que não deixam de ser Mega Man.
 Voltando ao exemplo dos consoles, imagine que a empresa, Sony, deixe de existir. Então logicamente não teremos mais sucessores sendo feitos. Mesmo assim por acontecimentos na vida, pessoas começam a criar “novos” PlayStations a partir da informação que eles tem dos únicos feitos. Não seria uma produção com selinho da Sony, seria algo mais informal. Algo bem comparado a um console By Fan, Unofficial ou Pirata.
 Todos os Mega Man feitos de alguma forma por outras pessoas, existindo por outro motivo e que não tenha o selinho “By Light”, com exceção dos Paralelos, se encaixa neste grupo.
Existem 5 neste grupo, contando somente protagonistas. Mas há outros Mega Man neste grupo mas que não possuem tal papel. Como por exemplo, Copy-X, que possui o papel de vilão.

 Os paralelos você já deve estar imaginando, sim, são todos os Mega Man que fazem parte da linha paralela da franquia.
Neste grupo, possui somente 2, os protagonistas das 2 séries da linha paralela.

 E o Não-Mega Man, é, obviamente protagonista de alguma saga que não seja um Mega Man. É outro robô, construído para outra função e etc. Zero é o único protagonista deste grupo. Embora as pessoas aponte Tron como parte desse grupo, ela não foi realmente protagonista de uma saga. O jogo: The Misadventure of Tron Bonne, além de ser um Spin-Off, não faz ela ser a principal da saga Legends, ela é somente desse jogo, que está “dentro” saga Legends, mas que nesta saga, o protagonista é o Volnutt(Mega Man Trigger). O mesmo vale para o Axl, que protagonizou Mega Man X7, mas que está dentro da saga X, e que o protagonista dessa saga é o X.

 Agora que você já entendeu toda a separação, podemos finalmente falar sobre cada protagonista individualmente, só quero dizer que não vou incluir Lan Hikari pois vou falar somente dos Mega Man e o Zero.

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 Simplesmente Mega Man (Rockman), também conhecido como Mega Man Clássico e DLN-001.
Foi o primeiro Herói da série, pertencente à linha principal, sendo a base para os Mega Man de sucessão direta.
 A inspiração no personagem foi em Astro Boy, personagem de um Mangá muito famoso de mesmo nome, criado por Osamu Tezuka.
Embora possamos apontar Mega Man como uma das maiores criações de Inafune, já teve boatos de que o personagem em si já era ideia do tutor de Inafune, o Japonês só teve que criar todo o universo em si.
 Criado por Dr.Light para ser um Robô domestico que age como uma criança de verdade(Sua A.I. é de 10 anos de idade), seu nome inicialmente era Rock tanto em versão Japonêsa quanto Americana das mídias, isso só mudou no remake do Mega Man 1: Mega Man Powered Up. Onde seu nome inicial passou de Rock pra Mega na versão americana.
 É uma criança de bom coração com uma natureza totalmente pacifista. Porem, após o inicio dos planos malignos de Dr.Wily, o pequeno robô milagrosamente quebra sua limitada programação, e mesmo sendo pacifista pede a Dr.Light para que o transforme em um Robô de Batalha para deter os planos de Dr.Wily. O velho doutor se surpreende com o pedido de Rock, mas ao mesmo tempo fica preocupado em colocar seu próprio filho no campo de batalha. Mas o pedido é atendido e Rock ganha uma poderosa armadura azul e sua arma principal: O Mega Buster, capaz de armazenar energia solar(Plasma no Desenho americano).
E o seu maior trunfo que é pegar a habilidade principal de outros Robôs que são derrotados.

 Essas duas características passariam a ser a característica principal dos próximos protagonistas do futuro. Embora alguns ainda sejam exceção.
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 Agora como o famoso Herói Mega Man, ele passa a deter todos os planos de Wily jogo após jogo. Tal milagre de ir contra a programação e tomar decisões próprias também foram características de outros personagens como Proto Man e Bass. E isso viria a ser a ideia para a criação do próximo protagonista da série que teria o Livre Arbítrio, podendo tomar decisões próprias.

 Quem não jogou muito a série clássica, muitas vezes não sabe, mas Mega Man Classico também possui armaduras. São duas, conhecidas como: Power Adaptor e Jet Adaptor(Posteriormente receberia um Upgrade chamado Super Adaptor, que seria a mescla dos dois anteriores).
Isso se tornaria característica principal do próximo Mega Man: X.
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 Mega Man é um personagem simples, que ao contrario dos outros protagonistas, ele não tem realmente algo maior que os outros robôs para justificar suas vitórias, somente seu bondoso coração é o suficiente. Isso porque ele é protagonista de uma série que inicialmente era para Nintendo 8 Bits, e naquela época junto de personagens como Sonic e Mario, eram Platformers simples e presos a limitações do console não podendo ter muitos detalhes, mas mesmo assim, este em seus 6 primeiros jogos, já tinha mais história que a maioria dos jogos principais do Mario até hoje.
 Com toda a historia envolvendo Proto Man, as mudanças de planos do Wily em usar o Dr.Cossak e suas tentativas de se passar por algum outro vilão como Mr.X, o que fazia o jogo sair da mesmice, nem sempre parecia que era a mesma historia: Vença 8 Robot Masters e detenha Wily. Era sempre algo a mais, mesmo que no final, Wily revele ser o verdadeiro vilão por traz de tudo.
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 A partir de Mega Man 7, a franquia passou a finalmente sair do limitado e dar um foco mais detalhado na historia, com a introdução de mais um rival para Mega Man: Bass, um robô feito de Bassnium(Fortanium), um mineral misterioso que caiu na Terra e Wily acabou encontrando para criar um Robô poderoso, inicialmente Bass e depois... Bom, vocês logo vão saber.

 E em Mega Man 8 temos finalmente a ápice da série, gráficos 32 Bits lindos, uma historia bem trabalhada e vemos Mega Man com toda ação que merece em um Plot envolvendo até mesmo um Robô que veio do espaço.

 Mas infelizmente o azulzinho foi resetado para o 8 Bits em Mega Man 9, com a desculpa de trazer nostalgia aos antigos jogadores, dava para engolir isso com o 9. Mas usam a mesma estratégia para o 10, ficando claro que a mercenária da CAPCOM só queria fazer algo fácil e rápido e que de muito dinheiro. Isso fica bem claro quando Mega Man 10 possui Robot Masters que são descaradamente Ctrl+C+V de inimigos antigos, onde só muda alguns detalhes, além de um plot e um final mais random da franquia inteira.
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 É uma pena pois esse pequeno garoto, mesmo sendo infantil, foi quem deu vida a todo esse maravilhoso universo, alias, universos, afinal, são dois. E ele merece muito mais do que acabou tendo.


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 Aww Yeah! Esse sim! É o meu personagem favorito na franquia inteira.
X(Ou Mega Man/Rockman X) é o sucessor direto do primeiro Mega Man, protagonista da segunda saga da linha principal: A série X. E também a maior criação do Dr.Light.
 Seu Design foi feito por Hayato Kaji, e é dublado pelo cantor Takahiro Sakurai.
Ao contrario de seu antecessor, ele é mais sério, com uma A.I. de 14-15 anos, com um grane senso de justiça e ainda mantem a característica pacifista, porem, fará de tudo para proteger os humanos.
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 Em algum momento na série clássica, deduz entre Mega Man 9 e 10,Dr.Light começou a construir X, com o intuito de fazer um robô capaz de fazer decisões próprias e tendo sentimentos mais humanos do que todos os outros robôs, com o desejo de que um dia, X seja capaz de fazer humanos e robôs viverem em harmonia.
 Quando Dr.Light terminou X, ele o selou em uma capsula em um sono profundo, para que a capsula pudesse testar a confiabilidade em seus circuitos para provar sua maturidade. Esse teste levaria 30 anos para ser concluída. E Dr.Light sabia que não iria sobreviver até lá, gravando um aviso para que não abrissem a capsula até os testes serem concluídos.
Então, em 18 de setembro de 20XX, Mega Man X foi selado.

 X passou por todos os testes da Capsula, até que foi encontrado por Dr.Cain mais tarde, se passando bem mais de 30 anos, pois já era o ano de 21XX.
 Dr.Cain não sendo especialista em robotica, ficou perplexo com as especificações do projeto de Dr.Light que havia incluido no computador, pois mesmo um século depois, X estava a frente de qualquer coisa que o mundo já viu.
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 A partir dessas especificações e com a ajuda de X, Cain começou a desenvolver a sua própria versão da próxima geração de robôs o que veio a ser conhecido como Reploids.
 No entanto, os Reploids nunca receberam os mesmos testes éticos como X.
X possui provavelmente o maior arcenal de poderes e habilidades de todo o elenco heroico da franquia.
Ele possui o X-Buster, versão Mark 17 do Mega Buster, uma versão mais poderosa. Também utiliza a energia solar.
Energy Amplification Device que é a capacidade de carregar energia no Buster podendo disparar ataques mais poderosos.
Variable Weapon System que assim como o seu antecessor, é capaz de copiar a arma principal do inimigo após derrota-lo.
Gyroscopic Stabilization System podendo andar em qualquer área em qualquer estado.
Emergency Acceleration System a capacidade de aumentar a velocidade em um piscar de olhos, o famoso Dash e Dash aéreo.
Ele também é capaz de utilizar várias armaduras criadas por Dr.Light e espalhadas pelo mundo, que dão a ele varias novas habilidades variadas capaz até mesmo de o tornar imune aos famosos espinhos da franquia que matam o personagem na hora.
Ele possui no total: 12 armaduras. Sendo a Ultimate Armor a mais poderosa, onde ele pode usar Giga Attack infinitamente o tornando quase invencível.
E por ultimo, mas não menos importante, ele possui o Potencial Ilimitado, capaz de evoluir naturalmente e ficando mais forte que seus oponentes, tornando seu poder teoricamente, infinito.
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 Com tudo isso, principalmente pelo "limitless potential", X é provavelmente, o personagem mais poderoso da franquia Mega Man.(Claro que os Fanboys do Zero se recusam a aceitar isso –q)
Claro que tal coisa é mais teórica, pois a evolução do personagem foi parada por problemas futuros na série Zero. Por isso nunca chegamos a ver um X Deus Ex machina Tengen Toppa Gurren Lagann SSJ8000 Kyuubi Mode com X-Buster Nuclear.

 Bom, vários Reploids se tornaram violentos com os humanos e para deter esses Reploids Mal, chamados de Mavericks, foi criado os Maverick Hunters. E X faz parte desse grupo.
X era um Hunter B-Class, não por falta de poder, mas sim sua aversão a violência. Enquanto Zero era um excelente Maverick Hunter de A-Class. Ambos fazendo parte da 17ª Unidade dos Maverick Hunters.
Os Maverick Hunters eram liderados por Sigma, o primeiro Reploid criado por Dr.Cain, tendo o respeito de todos.
Porem, no inicio do primeiro jogo da série X, Sigma se tornou um Maverick, se rebelando contra os humanos.
 A partir dai, X passa a deter os planos de Sigma que são sempre diferentes em cada jogo, a partir do X3, Zero começa a ajudar X diretamente e mais tarde em X7, Axl, um protótipo de Reploid da nova geração, se junta ao grupo. Criando o Trio mais poderoso de Maverick Hunters.
Conforme a historia vai passando, X vai evoluindo cada vez mais, ultrapassando até mesmo Zero que inicialmente era seu “Senpai” e logo se tornando um Maverick Hunter S-Class.
 X apesar de ser um grande personagem e totalmente destacável no meio de todo o elenco da franquia, ele sempre pareceu ser mal recebido pelo próprio criador da série, visto que Zero sempre roubou o foco do protagonista na série X, e nunca participou de um único Crossover antes da saída do Inafune na Capcom, enquanto Zero participou de 4.
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 Embora isso seja entendível, a série X inicialmente era para trazer um protagonista diferente, e este seria Zero, porem a Capcom não achou uma boa ideia pois o personagem se afastaria demais do que o Mega Man Classico foi um dia. Com isso Inafune teve que fazer um novo protagonista, mais próximo do pequeno Rock. E assim nasce X. Por esse único fato X é constantemente alvo de criticas pelos fãs do Zero, apontado como um personagem que nunca deveria existir. Mas se pensarmos bem, se Zero tivesse sido o protagonista, todo o Background dele seria outro, sua personalidade também provavelmente, pelas Concept Arts, Zero seria usuário de Buster como todos os outros e não um usuário de Sabre(Embora, ele ainda use Buster na série X) além de sua aparência ser mais próxima do Proto Man e este não muda tanto assim comparado ao Mega Man.
Talvez o X que conhecemos, seria aquele Zero caso X nunca existisse, portanto, se Zero é o que é hoje em dia, é porque o X existiu, então de alguma forma, o Blue Bomber mais OP de todos contribuiu com algo para os fãs do Zero.
Independente das criticas, X é para mim, o melhor personagem de todos, com certeza se eu estivesse no universo da franquia eu iria querer estar justamente na época que ele era protagonista.
E por traz de um ótimo protagonista temos uma ótima série(Ok, nem sempre é assim. Mas é o caso aqui),  pois para mim, a série X é a melhor série já criada, e nenhuma até o momento conseguiu superar ela. E discordo que as séries seguintes foram bem mais desenvolvidas. Seria verdade se a série X tivesse parado no X3. Mas não, a série X passou por 3 gerações de console: SNES, PS1 e PS2. Possui três trilogias e uma Duologia no Game Boy. Em cada trilogia víamos o monstruoso aumento de foco na história, uma evolução em massa! O ar da Historia mudou varias vezes. X passou por tantas coisas e não só em quantidade mas em qualidade também.
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 ZX e Legends são tão prematuros(Mesmo Legends sendo Old pra caramba) que é meio difícil engolir que eles seriam melhores que a série X. Se tivesse um investimento mais pesado em cima deles, sim, talvez poderiam superar. Mas se a série X não tivesse parado no X8, isso dificilmente aconteceria. Mais uma trilogia nessa geração em um PS3/360/Wii iria garantir na minha opinião a possibilidade dessa série ficar a frente das outras ainda.
Série Zero em questão de conteúdo foi tanto retrocesso, na série X já tínhamos não só as armaduras, mas 3 personagens jogáveis(Na verdade 6, se contar com as operadoras). Na Zero o que permaneceu foi só a troca de armas do Zero. Inicialmente ele tiraram os ataques que se ganham após derrotar os chefes, isso foi trocado por chips de elemento que mudam a cor do Sabre e outras armas, o que não era a mesma coisa. Porem, logo voltaram com a característica que vinha tendo desde a clássica. O Buster Infelizmente foi trocado por aquelas pistolinhas frescas que os guardinhas usam. A historia é boa, mas peca em ser uma historia do Zero que não se foca realmente no Zero e seu passado.
EXE e Star Force são tão diferentes por ser um outro universo separado da Principal que é meio chato comparar, são dois estilos distintos.
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 De qualquer forma, tenho meus motivos para defender X e sua série. Claro, todos são livres para preferirem a série e o personagem que quiser, afinal, tem várias delas cada um para um gosto diferente. Mas a série X é provavelmente a série da franquia que deu mais lucro para a Capcom, acho que só acabaria perdendo para a clássica mesmo nesse quesito. Sua trilogia no PS1 tem um peso forte na vida dos gamers, podendo ser a ápice da série.  E por mais que números de vendas ou fama absurda não define realmente qualidade, eu realmente achei tudo isso merecedor.
E que o Inafune deveria ter respeitado mais os fãs dessa série e ter ao menos finalizado ela, ao invés de lançar o X8 com final aberto para continuar e deixar por isso mesmo.
E para encerrar essa parte, a série ainda possui os melhores temas de abertura. Minhas favoritas com certeza são as do X5, X7 e Maverick Hunter X:










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 Zero, é um personagem importante na série X e protagonista da série Zero na linha principal.
Sua personalidade é mais ao estilo de um Rival ou Anti-Herói, ou seja, possui um numero gritante de Fanboy e só não é o personagem mais popular da franquia porque o Mega Man Clássico ainda é amado pelo público Gamer.
Zero também é possivelmente o vilão final de toda a série Clássica. Ele é a ultima criação de Dr.Wily para destruir Mega Man Clássico, e seu código é DWN-∞ (Infinity).
Foi feito a base de Bassnium(Fortanium) assim como Bass, portanto pode até pensar que Zero seria algum tipo de sucessor de Bass, embora Zero lembre muito o Proto Man. Portanto, Zero não é um Mega Man, e sim um Robô poderoso criado inicialmente para destruir um. 
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 Muita gente teima com essa fato, somente porque Zero protagoniza uma saga e ela se chama “Mega Man Zero”, só que o “Mega Man” no logo não está apontando para o Zero, e sim, uma indicativa de que faz parte da franquia. É um caso bem diferente de The Misadventure of Tron Bonne, pois esse é um Spin-Off, enquanto a Zero é toda uma saga legitima que fica entre a X e a ZX.
Inicialmente pensava-se que Zero era o responsável pelo desaparecimento de todo o elenco da série Clássica. Mas em uma entrevista, Inafune afirmou que Zero não matou ninguém da clássica, ou seja, se uma luta entre ele e Mega Man aconteceu, o azulzinho clássico saiu vivo dessa.
100 anos depois da série Clássica, Sigma encontra Zero descontrolado e o enfrenta tentando fazer o Robô parar. Zero vai derrotando Sigma, até que ele acaba sendo atormentado por algo em sua cabeça enquanto em seu cristal aparece um “W”, este é um vírus que Wily colocou em Zero, provavelmente para ter total controle com ele, já que Bass não era lá tão fiel.
 Sigma aproveita a oportunidade e acerta um soco no cristal de Zero, quebrando e fazendo Zero desmaiar.
É neste momento que iniciamos tudo aquilo que vai fazer a série X se desenrolar. O vírus que estava em Zero passa para Sigma, e o transforma em Maverick. Enquanto Zero perde toda a sua memoria, ele é levado para os Maverick Hunters e Dr.Cain o torna um Hunter A-Class.
A partir dai Zero passa a lutar ao lado de X e mais tarde Axl, contra as ambições de Sigma.
No final da série X, ocorre a chamada Elf War, onde X e Zero enfrentam um Reploid poderoso chamado Omega e o derrotam com um Final Strike. Enquanto o que aconteceu com Axl permanece desconhecido.
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 Após a Elf War, Zero acaba se selando, provavelmente após saber que o vírus que deu inicio a toda onda Maverick vinha dele mesmo.
E X cria a Neo Arcadia para todos os humanos viverem pacificamente e depois sela a Mother Elf em seu corpo que permanece no topo de Neo Arcadia, enquanto sua “alma” se transforma em um Cyber Elf.
Na série Zero, Zero acaba sendo despertado de seu sono por Ciel e decide ajudar ela contra a resistência.
O grande problema que eu vejo a partir daqui é exatamente uma segunda amnesia, Zero não se lembra dos acontecimentos da série X. Acho que repetir a formula duas vezes com o mesmo personagem não da certo. É que nem o Shiryu ficar cego toda santa saga.
De qualquer forma, mesmo não se lembrando de nada ele ajuda a resistência contra Neo Arcadia e os Guardiãs, que eram Reploids criados a partir do DNA de X.

 É descoberto que o “X” que está cuidando de Neo Arcadia é uma copia, que foi criada por Ciel visto que o verdadeiro está com o corpo selado, e ele em forma de Cyber Elf ajuda a guiar Zero em sua jornada.
Zero derrota o Copy-X e mais tarde luta contra outro vilão chamado Elpizo. Onde esse FDP desse vilão biba participou de uma cena que demonstra todo o ódio que o Inafune tem pelo X. A polemica cena da destruição do corpo do verdadeiro X, onde Elpizo ataca o corpo e Zero só fica parado olhando. Preciso lembrar que o corpo do X é feito de Titanium-X? Pois é, mesmo assim seu corpo foi destruído com apenas 1 golpe.
E agora o único sucessor do Mega Man original está preso em sua forma de Cyber Elf para sempre.
Zero derrota Elpizo, que ao invés de ser morto, vira um Cyber Elf, vai embora e fica por isso mesmo.
Mais tarde Zero se encontraria com Omega e Dr.Weil que revelaria os acontecimentos da Elf War.
Zero enfrenta um Copy-X revivido e em seguida enfrenta Omega. Weil revela que Omega possui o corpo original de Zero, em outras palavras... Desde que a série Zero começou, estamos vendo um Zero em um corpo falso onde somente a mente é verdadeira, foi toda essa explicação para que as habilidade de Zero fossem resetadas.
Zero derrota Omega e destrói seu corpo original, aqui é a ultima vez que vemos os Guardiãs e até mesmo X como Cyber Elf onde ele não consegue mais ficar neste mundo e volta para o Cyber Espaço.
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 Ou seja, todo o elenco importante da historia não vai mais aparecer por aqui. Então... Por que o Mega Man Zero 4?
Eu faço a mesma pergunta até hoje... Bom, a resposta mais obvia é porque Weil sobreviveu então ainda temos um vilão a solta. Então, ok... Mas para isso precisaria de um Plot para sustentar o jogo inteiro até o final, certo?
Foi ai que erraram em tudo. Mega Man Zero 4 é um verdadeiro vomito em jogo. Romance entre uma jornalista humana e um Reploid do lado do Weil, Humanos de preconceito com o Reploids porque mataram o X(Eles não sabem que o que eles estavam idolatrando era uma copia), temas ecologicamente corretos... Tiraram os Guardians e o X para substituir em um Plot muito fraco e você é obrigado a aguentar tudo isso até finalmente chegar até Weil e derrotar o velho.
Temos uma frase final do Zero que é até engraçada, Zero diz a Weil que ele não é um Herói, ele nunca pediu para ser reconhecido assim e que ele só luta pelo que ele acredita. Mas se ele não estivesse com amnesia, a resposta dele definitivamente não seria assim, ele não se importaria em ser chamado de herói embora ele responderia com algo “Só estou fazendo meu trabalho” e ele via ser Maverick Hunter, exatamente isso um trabalho dele, e se ele não tivesse a OUTRA aminesia também, a opinião dele seria totalmente inversa dos dois casos, visto que ele seria violento e destruiria tudo ferindo até mesmo inocentes.
De qualquer forma, após derrotar Weil, Zero cai na atmosfera da Terra e é morto sobrando apenas metade do capacete, o que deixou muita gente furioso.
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 Vou ser sincero, não odeio o Zero tanto quanto as pessoas pensam, as vezes ele até chega a ser o meu segundo personagem favorito, mas isso depende do meu humor. Porem, ele possui uma quantidade absurda de Fanboys, muita gente puxa o saco e superestima o personagem como se ele fosse o mais poderoso de todos, sem falar que o criador da franquia, Kaiji Inafune parece amar o personagem mais que qualquer outro se esquecendo que Mega Man deveria ser a estrela ali, não tem problema um protagonista diferente, mas Zero é muito saturado pela empresa e pelo criador e isso não é só coisa minha, pelo que eu cheguei a ler por ai Shigeru Miyamoto questionou as ações do Inafune, o fato dele dar tanta chance para o Zero e esquecer do verdadeiro mascote, e olha que eu nem vou com a cara do Miyamoto pois eu detesto Mario, mas tenho que concordar com ele.
Masahiro Sakurai não faz muito tempo também, quando perguntaram pra ele se ia ter Mega Man no novo Super Smash Bros. Ele respondeu que adoraria, e que não tem planos para o Zero, pois ele não entende como um personagem pode ser tão saturado e como uma empresa pode esquecer do próprio mascote.
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 Não vejo problema em Zero ser adorado, mas vejo problema quando o investimento em cima dele começa a ser exagerado e esquecem do que é “Mega Man”, ele é o único protagonista que não é um, ele no Marvel VS Capcom 3 não pode representar por si mesmo a franquia inteira, Mega Man foi o único que não teve de fato uma imagem representante digna ali, pois Zero é o Zero, um cara que se envolveu numa historia onde tinham os Mega Men, mas não era um.

O mesmo caso acaba acontecendo com Tron Bonne, ela também é bem saturada e é sempre jogada em todo tipo de Crossover. Porem o caso dela tem bem menos sentido, pois a personagem é até menos popular que o Axl.

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Antigamente as crianças queriam ser protegidas pelos Super-Heróis. Hoje em dia elas querem SER os heróis.

 Lembro que li algo parecido em algum lugar, uma frase que define a série ZX, que se passa um bom tempo depois da série Zero, fazendo parte da linha principal.
Nos lendários guerreiros acabaram morrendo na série passada(Zero). Agora o mundo está nas mãos desses dois: O garoto, Vent. E a garota, Aile.

 Ambos são protagonistas do primeiro jogo da série ZX, e embora você só possa jogar apenas com um em cada save, os dois personagens co-existem como é mostrado nos comerciais do jogo.

 Enquanto Vent é um garoto gentil e determinado , mas também temerária, de cabeça quente, e facilmente volátil.
A Aile acaba sendo uma pessoa mais compreensiva com os outros e um pouco mais compassiva que Vent.
Ambos são garotos que perderam a Mãe em um incidente no passado, porem, não há qualquer prova que tenham algum parentesco entre si.
Eles trabalham para Giro entregando encomedas e um dia acabam sendo atacados por Mavericks e no meio da confusão encontram Guardians, uma força especial na série ZX, liderados por Praire.
Na encomenda que estavam para ntregar para os Guardians estava um Biometal, artefatos pequenos que guardam a exssencia, a “data”, de um Reploid ou um Humano e possuem consciencia propria.
O que encontraram foi o Biometal X, este representa exatamente o Mega Man X.
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 Vent e Aile possuiam o DNA compativel com o Biometal e assim podiam usar ele e obter o “Model X”, utilizando uma armadura parecida com a do X e usando a habilidade de Buster dele. Aqui neste tempo, o termo “Mega Man” é usado para todos os escolhidos pelos Biometals,Vent e Aile mais pra frente farão a combinação usando Model ZX, portanto Mega Man ZX. Ou seja,eles são chamados de Mega Man por um motivo distinto do Classico e do X, não tem nada a ver com o Dr.Light no meio, os Biometals foram construidos pela Ciel provavelmente se baseando na formação do Bometal W que é uma consequencia da fusão do Dr.Weil e o canhão Ragnarok, ou seja, são Mega Man de sucessão indireta.
Após descobrirem que o usuario do Model Z(Representa o Zero) era o chefe deles, Giro, os dois tentam juntos trabalhar para derrotar os Mavericks e acabam descobrindo os planos do Maligno Serpent, presidente da Slither Inc. Que se especializa em escavação de tecnilogia antiga, mas esse acabou se corrompendo para o Biometal W(Representando Dr.Weil). Serpent acaba controlando Giro que o força a enfrentar Vent e Aile, depois de uma luta intença, Giro acaba falecendo deixando o Biometal Z para traz que fica na posse de Vent e Aile, usando o Biometal X e Z ao mesmo tempo, eles são capazes de se transformar no Model ZX, e é aqui que eu fico mais puto. Model X é um model praticamente identico ao X porem, você só pode usar ele apenas no inicio, quando consegue o ZX, não pode mais usar o X. ZX possui tudo de Zero na série Zero e nada de X, é aquele mesmo esquema, Sabre e a pitolinha no lugar do Buster, o cabelão loiro e etc.
O que me faz pensar, se era coerente o Inafune demonstrar tão claramente o pouco caso dele com o X. Você ainda pode usar o Model X se você zerar com Vent e Aile(Ou seja 2 saves) na dificuldade normal ou maior e depois começar um novo jogo. Porem, isso só demonstra que o so do Model X após obter o ZX não é algo canon, e o Model X fica tão extra como o Model OX(representa o Omega no corpo original do Zero) nesse jogo.
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 Bom, Vent e Aile começam a derrotar os Pseudroids e conseguindo os outros Biometal: H(Harphuia), L(Leviathan), F(Fefnir) e P(Phantom). Assim podendo fazer uso do Model HX, LX, FX, PX. O “X” é porque o Biometal X é o unico que Vent e Aile podem usar naturalmente então mesmo que o Model X não seja mais usado, ele ainda é preciso estar sendo usado junto de outro Biometal, para os garotos terem acesso a outros Model que tem tudo dos personagens representantes mas praticamente nada de X.
Após isso eles enfrentam Serpent e detem seus planos.
Eu gosto bastante dessas crianças, principalmente por serem os escolhidos do Biometal X. Mas pqp Inafune! Joga o Model X fora para fazer todo o resto do jogo ser “mais um jogo de você jogando com o Zero”, isso já virou paranoia! Não me impressiona o criador daquele encanador superestimado ter te dado um puxão de orelha.
Entre Vent e Aile já deve imaginar que eu prefiro o Vent, pois ele me lembra muito mais um sucessor do X(Falando de um outro modo, sem ser da classificação) do que a Aile. Sério, se um dia eu visse uma fanart do X com o Vent passando a mensagem “It’s Your Turn!” eu acharia muito foda. Mas a Aile existe para equilibrar as coisas, acredito que se Vent fosse impulsivo Aile seria o cerebro ali.
Porem, é um turno não muito longo. Vocês logo vão entender o porque...

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 Há Inafune... Se existe algo que muita gente gosta no seu estilo de fazer um Game é justamente, querer quebrar os clichês de vez em quando.
E bom, ainda estamos na mesma Saga, a ZX, este é o segundo jogo dela. Porem, como eu disse, o turno de Vent e Aile não durariam tanto. Pois tivemos mudança de protagonistas em uma mesma saga. Tivemos algo parecido na série X, com o X7 sendo protagonizado pelo Axl, porem isso era algo temporario. Já aqui não, embora Capcom não lançou e provavelmente nunca vai lançar a ultima parte dessa saga(Que terminou com um final secreto para o proximo jogo),  Vent e Aile não parece que vão voltar a protagonizar esta saga.
Aqui em ZX Advent, os novos protgonistas são o Reploid Grey e a humana Ashe. Usuarios de Biometal também e Mega Man indiretos.
Grey é um Reploid criado para ser o novo corpo de Albert(Vilão desse jogo), o que o faz ser compativel com o Biometal A, e acabou escapando do laboratorio que estava. Sua personalidade é moldada de acordo com o passar do game, ele foi salvo por pessoas que não conhecia e se inspirou neste ato de bondade para fazer o mesmo para os outros, mesmo que sejam inimigos. Ele também é aconselhado por Aile em deixar o passado para tráz e fazer o seu próprio futuro(Sim, os antigos protagonistas aparecem aqui. Crescidos e com cabelão.). Como Grey não tem experiencia em interagir com os outros ele pode parecer um pouco rude. Embora ele tenha sido escolhido pelo Model A, ele lembra mais o X/Model X devido ao fato de que ambos acreditam que não deve haver razão para salvar pessoas inocentes. Ele não sorri o jogo inteiro, exceto no final.

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 Ashe é uma Hunter, decendente de Albert(O vilão do jogo de novo), o que a faz ser compativel com o Biometal A. Ela é uma garota bem mal-humarada e ambiciosa, querendo deixar sua marca na história. Ela nunca deixa outra pessoa levar o credito por seu trabalho. Ela é atormentada pelos misterios de sua origem, visto a falta de informação sobre ela no banco de dados. Isso foi um choque pra ela, deixando um vazio dentro da garota.
Embora raramente demonstre, Ashe é muito compassiva e fará tudo o que puder para ajudar aqueles em necessidade, mesmo se eles são inimigos.

 Grey e Ashe são escolhidos(Ou pelo menos compativeis) com o Biometal A.
Algo que deixa muita gente confusa é a ligação entre o Biometal A e o personagem Axl na série X. Afinal, já temos Biometal referente ao X e ao Zero.
Bom, Biometal A possui toda a personalidade irritante do Axl, como Model A ele da todas as habilidades notáveis de Axl: Pistolas e copiar o DNA do inimigo.
Afinal, ele é ou não é o Biometal Axl?
Bom, não é tão complicado. Não, ele não é o Biometal Axl, mas ele foi baseado no personagem.
Como assim?
Na historia do jogo o Biometal A, vem de Albert, o vilão do jogo. Um Biometal baseado nele mesmo, por isso que um Reploid destinado a ser seu novo corpo ou uma decendente é capaz de usar o Biometal.
Mas a Capcom de fato criou o Biometal A e seu Model em cima do personagem Axl. Afinal, Axl fazia parte do trio protagonista na série X, porem, ele não foi sequer citado 1 vez na série Zero. Então, em ZX, para os fãs desse personagem, esse Biometal foi criado.
O motivo para não terem feito de uma vez o Biometal A ser logo o “Axl” é justamente sua falta de participação nos eventos da série Zero. Ele não participou da batalha final entre Zero e Weil no canhão raganarok e Ciel que criou a maioria dos Biometal baseando-se em X, Zero e Guardians, não demonstrou ter qualquer conhecimento sobre Axl, já que somente X e Zero eram conhecidos como lendarios.
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 Bom, Grey e Ashe entram nessa aventura enfrentando novos escolhidos que usam o Biometal, um para o H, outro para o F, outro para o L e outro para o P.
O ruim disso tudo é que quem usa o Model L(Leviathan) é um garoto, e quem usa o Model F(Fefnir) é uma garota. Isso me deixou profundamente chocado.
E por fim enfrentam o maligno Albert e o derrota.
Lembrando que Albert é usuario de todas as peças do Model W reunidas formando Ouroboros, chamado também de “The ultimate Mega Man” e muitos acham que esse é o Mega Man mais poderoso de todos. Mas vamos lembrar que ele estava se referindo apenas aos usuários de Biometal que são chamados de “Mega man”, ele não se referia aos Mega Man que já existiram e que viriam a existir, era só a “Tchurminha” dos Biometal Users.
E bom, o bem vence o male e espanta o vendaval, terminando assim ZX Advent, porem, se você zerar esse jogo no nível Hard(Dificil) terá um final secreto, revelando o próximo vilão: Thomas.
Ou seja, era a ponte para o próximo jogo, mas assim como a série X que teve o X8 com o seu final com o misterioso brilho no cristal do Axl, foi um final secreto que foi deixado ali e fim. A Capcom não continuou.
Mas teve sim um momento que a Capcom mencionou um numero de vendas esperado do ZX Advent e caso atingisse esse numero eles fariam imediatamente o 3
º jogo. O numero não foi atingido, mas isso deveria influenciar somente em questão de prioridade... Se atingisse o numero, eles fariam de imediato, do contrario, deixariam para mais tarde. E acredite... Já é BEM tarde. O jogo é de 2007.

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 E chegamos até o extremo da linha principal! Este Megaman é o ultimo cronologicamente se passando na época de 50XX.
Na série Legends temos uma queda abismal de evolução e tecnologia, pois todos o mundo sofreu com desastres naturais, todos os humanos foram extintos, sendo substituídos por copias idênticas da raça, chamados Carbons.  Essa substituição que deu a Terra mais uma chance de ser um planeta povoado, foi graças a Elysium, um mundo “perfeito” que está flutuando na orbita da Terra. Ali vivem Master, o ultimo humano “puro” vivo, Mega Man Trigger(Volnutt), Sera(A unidade mãe de Elysium) e outras unidades.
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 Os humanos antigos que criaram e viveram em Elysium não estavam sujeitos à doença de envelhecimento, ou fome, graças à sua tecnologia avançada. No entanto, em algum momento, todos os humanos originais morreram ou desapareceram devido a circunstâncias desconhecidas, para salvar o Master.
O proprio Master, viveu em Elysium por 3.000 anos antes de finalmente retornar a Terra e perecendo.
 A Biblioteca em Elysium contem cópias de sua informação genetica.
Os sistemas em Elysium foram mantidos por Sera e Yuna, que juntas, construiram o Mother Computer de Elysium. Outras unidades androides foram criadas, incluindo a unidade burocrática Mega Man Juno e Unidade de Purificação(No Japão, são conhecidos como Maverick Hunters... hum...) Mega ManTrigger(Volnutt).
Em outras palavras “Mega Man” era o nome dado a certas unidades de Elysium, assim como usuarios de Biometal, isso acaba tornando eles Mega Man Indiretos.
Elysium é essencialmente uma colônia espacial que orbita a Terra.
Aparentemente é grande o suficiente para que ele possa ser visto a partir da Terra como uma lua.
Master pediu a Mega Man para que ele pudesse descer até a Terra e ver como vivia as “Pessoas Artificiais”(Carbon).
Ali, Master viu como os Carbon eram felizes, mesmo com doenças e velhices, enquanto ele, estava vivo e infeliz para sempre no luxo e no perfeito Elysium.
Percebendo que o sistema mestre em Elysium foi extinto e só serviu para tornar a vida dos Carbons mais dificeis através de protocolos burocráticos inúteis(como o Programa de reinicialização de Carbons) ele confiou a Mega man Trigger(Sua unidade favorita e companheiro de longa data) para destruir o sistema mestre e fazer as coisas funcionarem corretamente. Ele deu a Trigger um amuleto de boa sorte antes de morrer, que continua seu codigo genetico, dizendo que se usa-lo, ninguem pode prejudicá-lo.

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 Após a morte de Master, Trigger tentou cumprir seu desejo. As unidades do sistema tentaram parar Trigger, pensando que ele se tornou uma unidade aberrante.
Com o tempo, Yuna(Unidade Mãe da Terra) decidiu tomar uma posição neutra, nem ajudando e nem lutando contra Trigger. Frustada com a decisão de Yuna, Sera(Unidade Mãe de Elysium), viajou para a Terra para parar Mega Man, e os dois lutaram entre si. O corpo original de Trigger foi praticamente destruido na luta, e todos os seus parâmetros tiveram que ser redefinidas para se curar(semelhante à formatação de um disco rígido), transformando-o em um bebê sem qualquer memoria do passado. Para evitar que sua memoria fosse dizimada e ter a certeza de que Sera nunca iria encontrar o código genetico do Master, Trigger transferiu seus arquivos de dados essenciais ao Data(Um pequeno Robô Macaco, que lembra bastante um Rato). Yuna aproveitou a oportunidade para selar Mega Man e Data em Nino Island e selar Sera em Forbidden Island onde permaneceram por um longo periodo.
Vários anos depois, Barrell Caskett estava pesquisando as ruinas em Nino Island sem a permissão dos Guildmaster e encontrou um objeto em forma de diamente perto da entrada. Quando ele tocou o objeto, o dimante derreteu e acordou Mega Man e Data de sua animação suspensa. Como Barrell invadiu a ruina sem permissão, ele não podia revelar onde havia encontrado, então ele pegou os dois sob seus cuidados. A Neta de Barrell, Roll Cascket(Sim, o nome é uma coincidencia) insistiu em nomear o bebê com o nome de seu personagem favorito de Video Game, e assim o Bebê se chamou Mega Man Voltnutt.
Este parte “Personagem favorito de Video Game” fez muita gente pensar quea série Legends fosse parte de um universo paralelo distinto das duas linhas, pois seria muita coincidencia um herói(Mega Man Classico) que foi esquecido na série X, virar um personagem de video game quase séculos depois em uma população onde a historia do planeta foi resetada.
Porem mais tarde a Capcom viria a confirmar quea série faz parte da linha principal se passando no ano de 50XX. Alem de que essa fala é da versão americana, na japonesa Barrell nomeia o Bebê de Rock para fazer um trocadilho com Roll.
Mega Man foi criado como neto adotivo de Barrell e quando ficou mais velho, ele embarcou na vida de Digger(Um explorador de ruinas antigas que no caso, são antigos laboratorios do passado que afundaram com os desastres) em busca de Refractors e outros recursos para a família Caskett e é claro, derrotando Reaverbots em suas muitas aventuras.
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 Em suas aventuras Mega Man acaba conhecendo e enfrentando a família Bonne, uma familia de piratas aereos que roubam tesouros de Diggers e ruinas. É daqui que vem a personagem Tron Bonne, a personagem tão saturada quanto Zero por motivos desconhecidos visto que ela não possui tanta popularidade comparada a outros personagens.
Também acaba tendo que deter Mega Man Juno que planeja eliminar todos de Kattelox Island.
Mais a frente Sera acaba voltando após seu selamento e Mega Man mais uma vez é envolvido em sua historia passada, e finalmente derrotando Sera de uma vez por todas.
Volnutt é bem similar ao Mega Man Classico e X. Ele não gosta de lutar e só faz isso como ultimo recurso. Porem, possui um interesse por aventuras um pouco maior que os outros dois que são mais pacifistas. Realmente tendo interesse em explorar ruinas e encontrar tesouros.
Se preocupa muito com Roll e faz de tudo para mante-la feliz, especialmente quando ela está desesperada sobre os seus Pais.
Roll Caskett também se preocupa com Volnutt, ao ponto de afirmar em seu diario que secretamente o ama.

Legends é aquela série que inicialmente todos subestimam e mais tarde demonstra todo o seu potencial. Quando esta saga começou, ela foi a mais criticada por se afastar radicalmente do estilo Platformer que Mega Man vinha tendo até então.
Porem, conforme o tempo foi passando, jogadores foram se simpatizando e aceitando ela. Ao ponto de Mega Man Legends 3 ser o jogo mais pedido pelos fãs do Blue Bomber perdendo apenas para Mega Man X9.
Legends também é apontado como a saga favorita de Inafune e a que ele mais se divertiu fazendo. Este realmente apoiava a criação do Legends 3, que era um dos seus sonhos.

 Em 29 de Setembro de 2010, Mega Man Legends 3 foi anunciado, fazendo parte do “Combo” de novidades de Mega Man junto de Mega Man Universe e Mega Man Online.
Porem tivemos a triste noticia da saida de Inafune da empresa, o mesmo estava insatisfeito como a empresa andava e não aguentaria ficar mais tempo nem para terminar o Legends 3.
Capcom continuou algum tempo com a produção do jogo, porem começou a onda de cancelamentos começando com Mega Man Universe.
18 de Julho de 2011 tivemos a triste noticia de que Mega Man Legends 3  foi cancelado, mostrando o quão infantil a Capcom estava se comportando por causa da saida de um funcionario.
Mega Man Online só não foi cancelado pois existe outra empresa do meio e por questão de contrato, não é de decisão da Capcom cancelar esse jogo ou não.
Se você chegasse para mim e perguntasse “Qual série você acha que teria chance de ultrapassar a X?”. Eu diria, é a Legends.
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 Se Legends tivesse sido investida como foi com a Classica, X, Zero e EXE. Teriamos talvez, a melhor saga da franquia. A idéia do jogo é incrivel, você realmente entra na aventura e VIDA do Herói, é uma verdadeira exploração.
A história, as cenas... Parece que você está assistindo um anime e ao mesmo tempo jogando. E claro... Não é algo que eu gosto, mas se é de seu interesse, até Fanservice tem em Legends. Com Sera saindo do selamento totalmente nua(E você pode usar codigo de Game Shark para mexer a camera no meio da cena e ver bem mais que as nadegas da garota), ela sem roupa também é encontrada no Debug Room do jogo. Um  Mega Man entrando no banheiro e encontrando Roll ali sem querer, ou até mesmo explodindo o Robô de Tron Bonne e a explosão desintegrar toda a roupa dela.
Mas o importante desse jogo é a liberdade que se tem, andando pelos mapas, entrando nas casas, podendo pegar animais ou objetos e até jogar e chutar eles.
Você pode equipar diversas armas em Volnutt, comprar diversos itens para decorar o seu quarto ou dar para Roll para agradar a garota no maior Data Sim Style.
É uma liberdade gritante que se duvidar supera até Kingdom Hearts.
Milhares de inimigos com caracteristicas unicas, não estão ali simplesmente para te atacar e tirar sua vida, tem até mesmo um Reaverbot Peixe pacifico que você pode pular em cima dele e usar como transporte, mas pode atacar ele também e este quando estiver quase morrendo vai soltar bolas de eletricidade como ultima chance de sobreviver, é interessante isso.
O jogo tem detalhes, coisas escondidas que você pode ter jogado milhares de vezes e nunca ter percebido. Castlevania Symphony of the Night é meio assim, você joga a anos mas ainda encontra coisas novas dentro do jogo. Talvez em um legends atual não teriamos isso, pois os games são mais polidos, diretos, talvez tenha um Easter Egg ou outro mas nada dificil de achar. Talvez por isso muitos games de PS1 são especiais, tem graficos fracos se comparado com os atuais, mas justamente por serem fracos tem “espaço” de sobra para colocar coisinhas curiosas aqui e ali, para que os jogadores encontrem mesmo que sem querer e que isso continue acontecendo por um longo tempo.

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 Em Legends você vai ver muita referencia a série classica e X. Principalmente a arma dos “lendarios”: X-Buster e Z-Saber.
As outras séries não são citadas justamente porque Legends foi lançado em uma epoca que só existia a série Classica e X.
Porem como eu disse lá atrás, Legends mesmo que antigo, ainda é prematuro se comparado com a X ou a Classica. Teve apenas 2 jogos, MUITO bem feito, mas não o suficiente para superar aquelas duas.
Legends é o que e chamo de um Reboot verdadeiro. Barrell cumpre o papel como um “Dr.Light”. Temos uma dupla Rock e Roll. O mundo em si foi resetado, praticamente toda a historia que o mundo passou foi apagada, porem, ainda há influencias dela. Acho que esse é o tipo de Reboot certo, um Reboot que tenta começar tudo novamente a partir de um ponto na linha, mas que não tenta “apagar” as coisas que já passaram. Sonic 06, mesmo com as criticas constantes meio que segue essa logica, eles tentaram começar uma nova linha de aventuras do Sonic SEM jogar fora tudo o que foi feito, as aventuras antigas ainda estavam valendo, só iriam iniciar um novo estilo nas aventuras dele. Acho isso melhor que um Castlevania Lord of Shadows ou o novo DMC que tenta apagar tudo e reescrever do 0.
Um dia espero que a Capcom veja o que eles desperdiçaram e de finalmente uma luz para essa série, porque toda vez que eu jogo Legends 2, eu vejo uma Capcom como ela deveria ser, e não como ela é atualmente.

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 Agora vamos pegar nossa Tardis, sair da linha principal e vamos viajar para uma outra dimensão, vamos para a linha paralela.
A série EXE ou Battle Network é a primeira série da linha paralela. Inafune a criou no intuito de se divertir com o filho dele criando um Jogo. Não sei exatamente o que ele quis dizer com isso, afinal, o filho dele nem deve entender de programação de jogo, mas enfim...

Você certamente já viu esse Mega Man, mesmo não conhecendo a franquia. A não ser que você seja um pobretão que só tenha TV Aberta, você certamente já viu ele na TV em um anime que passava na Jetix(Atual Disney XD).
A série EXE é o que podemos chamar de... Pokémon da franquia, e não, eu não estou falando deles usarem os personagens conhecidos como bichinhos para luta. Me refiro mais a consequencia do anime. Em Pokémon muita gente conheceu pelo anime, aqueles que não se aprofundaram na franquia, acham que todo protagonista de Game(Ou pelo menos o primeiro) é o Ash e que tudo no universo Pokémon se resume ao anime, e que o Game é só um extra.
Sendo que na realidade, o game veio primeiro, o game é a parte principal da franquia, o primeiro protagonista do Game se chama Red e não Ash e ele não perde ligas, Ash não é o Red e só compartilham o design em comum, o anime é só um Marketing que tem como justificativa chamar novos fãs para a franquia para que possam comprar mais games. Acabei de destruir sua infancia?
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 Algo parecido aconteceu, a Capcom teve idéia de investir pesado em cima da série EXE, lançado milhares de produtos e até um anime de diversas temporadas(Enquanto a série X só teve 1 OVA e a Classica 3 OVAs e um desenhos americano). O anime veio no ocidente com o nome de Mega Man NT Warriors, muitas pessoas novas acabaram conhecendo “Mega Man” por esse anime, e por falta de um investimento igualado em midia para as outras séries, muita gente só conheceu ela, e começou a achar que Mega Man se resumia nela.
Uma vez quando eu estava viajando, fui num local jogar no PS2 pagando 1,50 por hora. Dois garotos estavam jogando Mega Man X8, eles chamavam o Zero de Protoman(Um erro comum até, porem, eles se referiam ao Protoman.EXE nesse caso) e o X de Mega Man(Não estaria errado... Se não fosse por verem ele como o EXE) e em Mega Man X8 existe uma função que você usa um ataque em dupla com os personagens, os garotos chamaram aquilo de... Programa Avançado...
Para quem não sabe, Programa Avançado é um ataque poderoso que se consegue fazendo um combo de 3 Chips na série EXE, no anime principalmente isso aparece(Mas bem mais Hypado do que deveria).
Isso não é um caso raro, acreditem. É uma caracteristica tipica do Ser Humano que fica satisfeito com apenas aquilo que ele viu, sem questionar se é realmente “só aquilo” ou não.
Bom... Se você é um desses e até mesmo pulou todos os protagonistas acima só para chegar nesse. Pelo menos leu isso e já deve ter entendido sua situação.
Agora que tudo foi deixado claro posso falar mais sobre esse personagem e sua série.
Voltamos para o ano de 20XX, mesma epoca da série classica porem em uma outra linha do tempo. A internet acabou se desenvolvendo mais que a Robotica e ao inves de termos Robôs poderosos e falantes, temos os NetNavis, seres virtuais que possuem inumeras habilidades.
Na série EXE você encontra versães alternativas de vários personagens conhecidos, não se limitando a série Classica, temos X e Legends também presente aqui.
Como alternativos da classica temos Mega Man.EXE, Roll.EXE, Guts Man.EXE, Proto Man.EXE, Bass.EXE, Ice Man.EXE, Rush.EXE e outros...
Alternativos da série X temos Zero.EXE, Iris.EXE e até Colonel.EXE. Porem, não temos um X.EXE porque, né... Inafune.
De Legends acho que só temos o Glide.EXE
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 Claro, os humanos também possuem suas versões alternativas. Como o cientistas Tadashi Hikari que é uma versão alternativa de Dr.Light. E claro, um Wily anternativo que também é vilão por aqui.
Outros como uma versão alternativa do Dr.Cossak e Dr.Cain(Mais motivo pra ter um X.EXE) também dão as caras nesse saga.
O sobrenome “Hikari” significa Luz em Japonês, assim como o sobrenome Light, significa Luz em Inglês.
Neste universo Tadashi Hikari teve um filho chamado Yuichiro Hikari, mas nunca viveu para ver o seu neto, Lan Hikari.
Mega Man.EXE é um NetNavi unico no fato de que ele é o resultado final do projeto Navi, um experimento realizado por todos os SciLab e liderados por Yuichiro Hikari. O projeto Navi foi projetado com sucesso, a idéia de colocar o DNA e a alma de um ser humano em um NetNavi.
O processo levou os dados do NatiNavi a se adaptar em qualquer situação. Yuichiro só foi capaz de criar 95% do projeto real, não mais que isso quando ele e sua esposa tiveram dois filhos: os gêmeos Lan e Hub. Hub foi rapidamente diagnosticado com HBD e morreu logo após o nascimento.
Para manter a alma de Hub vivo, o Sr.Hikari decidiu usar o DNA do Bebê para criar Mega Man.EXE e deu o Navi ao Lan.
Como Hub e Lan eram gêmeos identicos, Lan e Mega Man.EXE desenvolveram um vínculo fraternal aperfeiçoando o projeto Navi de Yuichiro. No entando, podia-se supor que, se o DNA exato de Hub estava sendo utilizado, teriamos o efeito “Link Twin”, e qualquer tipo de recepção dos sentidos de Lan ou Hub afetaria o outro pela sincronização das ondas cerebrais , bem como uma sincronia total.
Com isso, o Dr.Hikari modificou o DNA de Hub em 0,001%(este presume ser a cor dos olhos, apesar de serem identicos, possuem cor dos olhos diferentes). Este 0,001% restante foi programado no Hub.BAT, se alguma vez, a necessidade de repor o DNA de Hub para o original fosse necessario.
Por um poder suficiente de canalização, Mega Man.EXE pode se transformar em uma versão holografica de Hub.
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 Embora nunca tenha sido mostrado lutando em Battle Network 5, o Hub Style em Battle Network 2 demonstra ser muito poderoso, capaz de derrotar vilões como Nebula Grey com apenas um aceno das mãos, não pode ser corrompido por Dark Chips e ganha um Navi Costumizes que não possui falhas.
Sua unica desvantagem é que ele perde todas as transformações possiveis  e o Mega Buster, que provavelmente não é necessario.
Esta forma é provavelmente ainda mais forte que alguns NetNavis poderosos como Bass.EXE, Slur, Duo.EXE, ou até os Super Cyberbeasts.
Diferentemente da maioria dos personagens que precisam de alimentação completa para acessar seus poderes, se ele tem poder suficiente, ele pode temporariamente abrir mão de seus poderes para fazer coisas ultrajantes como selar as Cyber Beaster, controlar a influencia dos DarkChips, e usando Doubel Soul com Bass tomando total controle ao inves de uma auto-destruição.

Durante todo o jogo, Mega Man.EXE é usado por Lan para NetBattle e comunicar com seus outros amigos NetNavis. Alem é claro, deter o plano maligno de certos vilões como Wily, Sean e Regal.
Mega Man.EXE possui várias formas, ultrapassando até o numero de armaduras de X. Embora um sistema interessante, meio que é prejudicado por causa do sistema de batalha do jogo que eu acho muito limitado, embora, divertido.
Mega Man.EXE costuma ser certinho sempre aconselhando Lan a fazer o dever de casa e dando alguma lição de moral.
A série EXE da um ar novo a franquia, é outro universo, outra regra... Embora usar Mega Man.EXE e Roll.EXE pode ser um pouco tenso, visto que suas versões no universo original são irmãos.
O anime não garante um entendimento rapido sobre a historia da saga, pois em certo momento a historia se tornando totalmente diferente do Game. O anime acaba tendo varios furos e contradições alem de coisas que não existem no Game como o Cross Fusion, Princess Pride e Raika serem um casal, Comandante Beef, aquela NetNavi Pop feita totalmente em 3D e outras coisas.
A ordem de “final boss” é diferente, sendo que alguns vilões do Game não foram colocados no anime.
Game: Life Virus(BN1), Life Viruz R(Transmission), Bass.EXE/Bug Beast(BN2), Alpha(BN3), Duo.EXE(BN4), Nebula Grey(BN5), Falzar e Gregar(BN5)

Anime: Pharaohman(Anime 1ª Temp), Bug Beast(Anime 2ª temp), Laserman(Axess), Duo.EXE(Steam), Nebula Grey(Filme), Gregar e Falzar(Beast), Zero.EXE(Beast +)
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 Como pode ver, na primeira temporada, no lugar do Life Virus, foi colocado Pharaohman.EXE como o final boss, sendo que este é apenas um extra boss no game, claro ficou legal, mas Life Virus foi movido para um vilão random que aparece em apenas 1 episódio.
Na segunda temporada temos o mesmo final boss do game, porem, de maneira diferente. No Game Sean controlava Bass.EXE(Que é um navi criado por Cossak e teve varios clones um deles foi uma tentativa de copia do Gregar) que logo se transformaria no Bug Beast. No anime, Sean e Cossak não existem, Bass.EXE é posto como uma “reencarnação” do Pharaohman enquanto o Bug Beast é posto como um virus feito de dados do Pharaohman, isso cria um furo feio na historia quando Gregar aparece e é quase identico ao Bug Beast.
Alpha o 3º final Boss do Game nem mesmo aparece no anime.Enquanto no anime em Axess temos o Laserman como Final Boss, sendo que Laserman no Game é apenas um Boss comum.
Duo.EXE , Neula Grey e as Cyber Beasts estão “ok” com o Game embora, meio desincronizados em questão de linha de tempo.
A luta contra Zero.EXE foi posto como a ultima luta no anime, sendo que no Game e passa entre os 2 primeiros games e Game Boy Advance. Mas claro, existe um motivo para isso, o anime tentou fazer uma versão “EXE” da tão falanda batalha final entre Mega Man Classico e Zero.

Porem, ignorando erros e furos, o anime é bem divertido de se assistir, só não e um exemplo de “fidelidade”. O Game é divertido pra quem curte o estilo, mas quem não aguenta batalhas aleatorias no mapa e varias quests e puzzles pode não pegar muita simpatia com o game.

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 Continuanos na linha paralela, anos depois da série EXE. Estamos no ano de 220X. E com esse ano, então finalmente teriamos um X.EXE? É...............Não. Porque? Porque Inafune não quis.
Enfim, estamos em uma epoca em que parece que o Ser Humano aprendeu a usar ondas de uma maneira mais pratica que uma internet.
O protagonista aqui é Geo Stelar(Hoshikawa Subaru), um garoto depressivo por causa do desaparecimento de seu Pai.
Uma bela noite enquanto ele olhava as estrelas, ele é atingido por uma “estrela cadente” que na realidade era um alien chamado Omega-Xis(War Rock).
Embora inicialmente não se deem muito bem, os dois unem forças e Omega-Xis da poder a Geo para se transformar no novo Mega Man, também conhecido como Shooting Star Mega Man.
Em suas aventuras Geo vai aprendendo a deixar de lado a depressão e acaba fazendo amigos, alem de enfrentar forças do mal como os Aliens FM-ians, Dr.Vegas e King.
Star Force continua com o mesmo estilo da série EXE, porem, com o sistema de batalha desta vez com uma visão de “frente” com o cenario e inimigos em 3D.
 Continua com um estilo mais “light” e infantil caracteristico da linha paralela porem, mais sério que a série EXE.
Também ganhou um anime porem  menos investido que o EXE, com episódio de 10 minutos que geralmente passavam em horario comercial Japonês. O anime contou a historia dos 2 primeiros games, mas claro, com diversas modificações nitidas comparada a historia do Game, pordem um pouco mais fiel.
Uma mudança notavel é a importancia de Signus Wing no anime, sendo que no game ele é apenas um segundo Boss.
Enquanto o FM King Cepheus é o principal antagonista de Star Force 1 que estava por traz do uso de Andromeda, no anime ele se tornou bondoso antes do final e no fim ajudou Geo e Omega-Xis, sendo Gemini Spark o antagonista a usar o Andromeda.
Infelizmente, nunca foi feito anime para o 3º jogo, e com a saida do Inafune e o pouco caso da Capcom, nunca será feito.
Star Force é uma saga que eu particularmente acho melhor e mais divertida que a EXE, embora o elenco não seja tão impressionante quanto o antecessor.
Porem, se você não foi com a cara do EXE por causa do estilo diferente da linha principal, então é muito pouco provavel que você simpatize com esse também. Mas vale a pena dar uma chance a essa saga com toda a certeza.

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 Finalmente chegamos no ultimo!
Em 2012, a franquia comemora 25 anos de vida. E com isso foi anunciado finalmente um Crossover com todos os protagonistas da franquia em um game chamado Mega Man Xover.
Porem, esperar por um Sonic Generations da vida acaba sendo inutil, pois estamos falando da Capcom. Inafune saiu da empresa, e ela com certeza vai nos decepcionar.
E isto é certo, o jogo será um social rpg com graficos meia boca e será para iOS 4 e outros iPhones, celulares da vida.
Em outras palavras, 25 anos de existencia do mascote da propria empresa significa porcaria nenhuma, porque eles querem fazer qualquer coisa e fica por isso mesmo.
Mas ok, vamos deixar nossa raiva de lado e falar sobre o jogo e seu protagonista:
Vários Megaman(E Zero) ficaram presos nas fendas temporais graças às estripulias de varios vilões de séries diferentes, como Dr. Wily e Sigma. Em resposta, Dr. Light e Dr. Cossack criam esse novo robô, um "modelo de produção", e espalham vários desses robôs pra tentar acabar com a farra. Usando como fonte de poder a "Memória de Batalha", esses robôs possuem infinita capacidade de transformações. A partir disso, pode-se criar o seu próprio Megaman usando esse novo robô como template. E pra isso, será possível recorrer à ajuda de outros jogadores.
 http://images3.wikia.nocookie.net/__cb20120816065347/megaman/images/5/54/RockmanXover.jpg
 Algo bem aleatorio apenas como desculpa para reunir todos os protagonistas, mas se fosse mais bem polido a historia e melhor desenvolvido colocando o jogo em um console e tendo varias cenas, poderiamos ter um jogo epico.
Agora sobre o novo protagonista que se junta a essa turma, inicialmente especulava-se que seu nome era Xover exatamente o do título, mas finalmente é revelado, seu nome é Over-1! Nome mais random que esse não existe... Ok, existe.
Ele faz parte da mesma linha do Mega Man Classico e X, sendo finalmente o terceiro Mega Man de sucessão direta, embora tenha dedo do Cossak no meio também. Por isso seu Design é muito mais voltado para o X e o Classico do que para os outros.
Falando mais sobre o nosso novo amigo Over-1:
Como você sabe, OVER-1 é um robô criado em uma colaboração entre o Dr. Light e Dr. Cossak, a fim de salvar o Crossover World que tornou-se ameaçado pelo Dr. Wily, Sigma e outras forças do mal agora a cooperar juntos. Originalmente, OVER-1 foi um Reploid sem capacidades de batalha para falar. No entanto, tem a habilidade especial para equipar "Battle Memory", que pode mudar suas habilidades e desencadear potencialidades insondáveis.

Se eu entendi direito, embora possamos apontar OVER-1 como o protagonista de toda essa mistura, ele nada mais é que um modelo para produção, ou seja, existem vários dele e todos são customizados. Também parece sua personalidade será tão profunda quanto a de um simples mechaniloid... Céus, a Capcom vai desperdiçar esse personagem.

Agradecimento ao grande Boneco de neve Elierme pela tradução da história do jogo e ao Plínio Girotto, ambos da comunidade Megaman X no Orkut, por mais informações do Over-1.

E é isso pessoal! Terminamos aqui a review de todos os protagonistas e as sagas que pertencem.

Eu realmente fico muito triste com a quase confirmada morte da franquia. Nunca pensei que logo Mega Man seria vitima de tamanha ambição da empresa que só pensa em seu Resident Evil e Street Fighter. Ela se esqueceu completamente que junto de SF, Mega Man foi que colocou ela onde está hoje. E é quase um absurdo imaginar que uma empresa esteja mesmo cheio de birra pela saída de um funcionário, ao invés de tocar pra frente e provar que pode cuidar da franquia que ele deixou com ela, não, eles querem destruir até não sobrar mais nada. Esse Xover é apenas a “bala” para calar a boca da criança sobre os 25 anos, sendo que Mega Man merecia bem mais que essa “bala”.
Espero que tenham gostado, eu vou deixar uma ultima musica de Mega Man aqui para vocês, é o encerramento do Mega Man X6: I.D.E.A. ~Boku wa Mainichi, Yume wo Miru~
Cantada por RoST. Até mais pessoal \o



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2 comentários:

  1. Belíssimo texto. Muito bem estruturado, muita informação, e um tema que certamente rende muito. Mas, só uma dica: pra deixar menos cansativo, era melhor dividir em partes (uma pra cada saga/franquia, talvez).
    No mais, adorei o texto. o/

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  2. É triste mesmo, provavelmente não teremos mais Mega Man, apenas algumas OST´s especiais e quem sabe suas aparições em outros jogos....
    Mas pelo menos, Mighty no.9 talvez salve o que sobrou da franquia, até porque nunca é tarde demais pra se abandonar o que já foi um dos maiores personagens no mundo dos jogo.

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