19 de fev. de 2014

Sobre Link e sua Triforce - Por quê "Coragem"?



 Desde minha primeira experiência com The Minish Cap, me considero um grande fã de Zelda, amo seus personagens, sua mitologia e a pura diversão que seus jogos proporcionam com seus puzzles, sidequests, combates, enfim, a lista poderia ir infinitamente, mas eu gostaria de falar um pouco sobre algo que não vejo ser tão debatido ou explicado assim: Por quê Link tem a Triforce da coragem?

 Sabemos muito bem que todas as Zeldas

tem a Triforce da sabedoria por serem experienciadas em seus estudos das lendas de Hyrule. (Com uma exceção aqui e ali, como Tetra, claro.) Visto que são princesas, é comum de se esperar que tenham conhecimento sobre seu reino. E o mesmo vale para Ganon, um ser tão ambicioso por poder, tão Ganoncioso (Haha, entenderam? Ganon... Cioso... Haha... *AHAM*) por propriedades e controle, com certeza teria a Triforce do poder. Agora, o Link tem a Triforce da Coragem. Por que ele tem essa Triforce?

 Digo, claro, ele enfrenta monstros horríveis e enormes, mas não é como se vários outros personagens não fizessem isso na base diária, de fato, a maioria deles faz isso com frequência, então por que há um foco tão grande no fato do LINK precisar ter coragem? Bom, o primeiro fator seria:

1 - Link é um huma- Ãhh... Hylian comum.

 Ok, Link é forte, não estamos lidando com um garoto comum, sabemos que ele é forte o suficiente pra derrotar monstros, escalar fácilmente e empurrar pedras que dariam qualquer homem de hoje em dia uma coluna doída por 3 semanas. Mas, comparemos ele com outros protagonistas, por exemplo, Samus e Pit, da própia Nintendo.

 - Samus derrota monstros igualmente assustadores, porém, usa uma armadura cheia de canhões e mísseis capazes de fazer explosões que deixariam Michael Bay orgulhoso.
 - Pit também derrota criaturas e deuses mitológicos igualmente poderosos, porém tem um arsenal de pelo menos 200 armas a sua disposição, de espadas e garras a canhões e bastões, fora o fato de ser um anjo (Que não pode voar, mas é um anjo.) que pode ser restaurado por Palutena a qualquer momento caso morra.
 - Link no começo de Ocarina of Time tem que derrotar monstros como Gohma (Representado pela imagem acima.) e ele tem... Ahm... 10 anos... Uma espadinha minúscula... Um escudo de madeira... E um estilngue...

 É, eu não sei como outras pessoas reagiram, mas eu tive uma sensação de medo horrível ao chegar na Gohma, não sei se foi por eu ter 10 anos na época (Mas com o pavor de uma criança de 3.) ou pela imersão que o jogo me proporcionou, mas eu senti um medo tremendo daquela sala escura, daquela criatura que eu mal conseguia ver além de seu olho, foi nesse ponto que percebi um dos porques de Link ser a Coragem: Ele é uma criança comum. Ele não tem poderes, armaduras, nem equipamentos (Até tem, mas já chego lá). Ele apenas tem uma espada, um escudinho, e precisa de muita coragem para enfrentar Gohma, porque se não enfrentar, ninguém vai.

2 - Coragem não é não ter medo, mas sim enfrentar seu medo.

*Olhando pra Dungeon* Ih rapaz...

 Apesar de ser muito corajoso, Link sente medo, como qualquer pessoa normal sentiria de criaturas assim. Pelas limitações de jogos antigos, o máximo que tinhamos pra exemplificar o medo de Link eram pequenas cenas como Ganon encarando Link e sua cara de susto, ou ele olhando para todos os lados antes de um boss aparecer. Graças aos jogos mais recentes, podemos ver com mais facilidade o medo implicado em Link e como ele se empurra para a coragem. O maior exemplo que tenho disso é uma de minhas características favoritas de Skyward Sword: A cada dungeon, antes de entrar nela, Link para por um segundo para olhar para a entrada da dungeon, ele observa a escuridão, hesita por um segundo, até que se concentra em seu objetivo e mergulha com tudo na dungeon.
 Esses pequenos toques em jogos acabam passando despercebidos por muitos jogadores, mas são muito importantes para entendermos completamente o desenvolvimento do personagem. Link costuma sempre ser um garoto comum, calmo, e estar do nada numa situação dessas é apavorante. Provando que sua Triforce não vem uma falta de medo natural, e sim de sua vontade de salvar a todos que são importantes para ele, que é o que o empurra a lutar mesmo que ele as vezes sinta receio, até que, ao longo do jogo, ele vá perdendo mais e mais o medo e tenha mais e mais vontade de derrotar Ganon na sua aventura épica. E falando sobre "Ao longo do jogo"...

3 - Todos os itens e equipamentos do jogo são recompensas de sua braveza.


 Link ganha vários e vários itens e roupas e escudos e espadas ao longo do jogo, e muitos amigos me disseram que isso tira todo o sentido de medo e coragem que o jogo tenta passar, do qual eu prontamente respondo: Estão certíssimos, mas não do jeito que acham estar.
 Link ganha sim vários itens e vai ficando mais forte a cada dungeon passada, mas isso é uma pura recompensa por sua coragem, o que te incentiva AINDA MAIS a ter coragem daqui pra frente, pois você sabe que tem algo a ganhar a cada desafio passado, oras, ao passar das 3 primeiras Dungeons, você ganha a MASTER SWORD, a grande espada com poder de aniquilar todo o mal, se isso não te incentiva a continuar lutando, eu não sei o que fará.
 E não é só expressado para personagem ou em Cutscene, é mostrado para você, você se sente animado toda vez que consegue um item novo, ou uma túnica ou espada nova, pois você sabe o esforço que teve para chegar até ali, é diretamente passado para você o sentimento de conquista do medo. Isso não só ajuda em questão de gameplay, mas também para identificação com Link, um desenvolvimento do herói junto a você durante toda sua jornada, que poucos jogos conseguem fazer e suceder, te trazendo satisfação e compreensão do que significa ter a Triforce da coragem em suas mãos. E esse é um dos maiores motivos de minha preferência pela série The Legend of Zelda! Porém, antes disso, eu gostaria de mencionar alguns jogos que ou falharam em mostrar a coragem, ou simplesmente deixaram de lado esse conceito.

Jogos da série que não demonstraram bem esse conceito.

 Algo que gostaria de deixar bem claro antes: Eu amo esses jogos, adoro eles e nada vai mudar isso, apenas acho que eles falharam um pouco em deixar claro o aspecto de medo e coragem que o jogo devia proporcionar, afinal, é um ponto importante da franquia.
 O maior exemplo que posso dar é Twilight Princess, o que é irônico, visto que o jogo tem a atmosfera mais "creepy" da franquia após Majora's Mask. O problema dele é... Link é uma mistura de Rambo com Chuck Norris com Legolas nesse jogo. Ele luta de ponta cabeça sem problema nenhum, solta arcos, luta contra dragões em meio a tempestades se agarrando em pequenas plantas-bolas ou algo do tipo, até mesmo empala uma das maiores criaturas da franquia soltando ganchos EMBAIXO DA ÁGUA E EMPALANDO a criatura. Meu Deus! Esse cara não é o Link, é a fusão de Clint Eastwood com Bruce Lee, mas com armamento bem mais pesado que ambos! Acredito que, apesar do tema ser abordado em certas cenas, esse tipo de coisa tira um pouco a sensação de "Seja corajoso" que deveria oferecer o jogo, já que apelão do jeito que você é, você não precisa ter medo NENHUM nesse jogo.
 Outro exemplo que daria seria o meu primeiro jogo, The Minish Cap, uma oportunidade ótima pra abordar esse tema, visto que você fica ainda menor do que o normal (Do tamanho de uma formiga) e teria muito mais motivo para ter medo de ser destruido, mas seja por limitação de hardware ou por preguiça mesmo, não abordaram muito esse tema nesse jogo. E isso me decepcionou um bocado, apesar de amar MUITO The Minish Cap.

De um jeito ou de outro, mesmo com jogos de exceção aqui e ali, Link tem a Triforce da coragem não por simplesmente ser o herói do jogo, mas sim por se tornar o herói do jogo, o evoluir de cada dungeon e de cada perigo enfrentado te recompensa e te motiva ainda mais a continuar lutando e lutando para salvar Zelda e o reino. E isso, meus amigos, desenvolve personalidade não só do personagem, mas de todos que o jogam.


 Espero que todos vocês tenham a chance de aproveitar a grande aventura que Zelda tem a proporcionar, e a conquista do medo que eles nos ajuda a ter não só como crianças assustadas de um monstro no armário, mas com nossos problemas por toda a vida!

Até o próximo post, pessoal, e lembrem-se sempre: HEYAAA!



Um comentário:

  1. Eu acredito que o Link nunca foi forte além do normal, mas sim ele realmente é foda por poder subir escadas e empurrar blocos facilmente. Só que isso é apenas uma forçação de amizade básicas de qualquer ficção, e vendo dessa forma apenas dá mais força ao seu argumento, que eu já considero verdade: De que o Link se torna um herói com o progresso do jogo e das Dungeons. Legend of Zelda, principalmente os 3D, me fizeram entrar no jogo também dessa forma intensa.

    Eu também fiquei com muito medo do Gohma, e muito feliz depois que eu o derrotei (não que os de 16-32 bit não me fizeram ter essa adrenalina). Mas temos que concordar que ele é muito fodão, só em Twilight Princess mesmo que ele nasceu meio Chuck Norris. Eu gostei de como você percebeu e mostrou a raíz e os conceitos verdadeiros de Legend of Zelda, de forma que eu fico com ainda mais vontade de jogar todos de novo: Desde a parte da coragem até a expressão de emoções, sem falar nos lindos cenários e nas recompensas que você ganha.

    ResponderExcluir