10 de mai. de 2014

Mitologia Pokémon - Pokémons Lendários - Parte 6

EI, VOCÊ AI! 
Se ainda não viu as outras partes, estão aqu-... Ok, a última parte está aqui! (Melhor, né?)


 E chegamos a mais uma parte da mitologia Pokémon! Já fomos um longo caminho e temos mais algum para cobrir, então, não vamos perder tempo!



 SIGA-ME OS BONS!

Meloetta
 O pokémon da melodia! Meloetta é uma (Embora ela seja uma criatura humanóide, ela NÃO tem sexo, então meu meio de chamar ela é o mesmo que com a Virizion! Explodi sua mente, hein?) criatura que pode dançar e cantar de acordo com sua forma, e muda a mesma com seu canto.
....
 E é isso.
...
 OK, OK! Ela pode não ter muito motivo pra ser um lendário, muito menos para estar na frente de outro lendários que mencionarei aqui, mas tenho uma teoria, se não um fato a contar, sobre o por que dela ser um lendário. 

 Além de existir UMA só Meloetta, o que é um dos pré-requisitos de ser um lendário, ela é um Pokémon que existiu desde sempre cantando e dançando de acordo com suas formas, dando a seus observadores duas perspectivas diferentes. Por exemplo, é capaz de alguém que a/o viu dançar uma vez ter uma interpretação de sua beleza e passar para belas pinturas, enquanto alguém que a/o viu CANTAR pela primeira vez, vai ter outra interpretação de sua melodia para passar para sua arte. Entendem onde quero chegar?

 De certa forma, Meloetta é uma homenagem a arte, que pode e deve ser vista por vários ângulos diferentes e várias perspectivas, mas que no fundo tem uma mesma imagem, assim como a série Zelda possuir vários protagonistas pode ser para alguns apenas um jeito mais simples de criar histórias novas, para outros pode simbolizar a existência de heróis em todas as épocas, a esperança de que, não importa qual tempo seja, dos melhores ou piores, sempre haverá alguém que estará disposto a ajudar e fazer o bem.

 Essa é a parte boa da arte, ela pode ser ambos! E Meloetta é apenas um Pokémon feito para ser bonitinho e raro, para aumentar ainda mais as compras rápidas de Black 2? Talvez sim, sem dúvidas. Mas ela também simboliza algo que não só a Gamefreak, mas várias outras empresas de Games tentam deixar claro: Jogos podem ser arte. Jogos podem mudar a percepção de uma pessoa sobre algo, jogos PODEM ajudar uma pessoa a entender algo incompreensível. Até mesmo pelo simples ato de criar um lendário simples como a Meloetta, e por isso, tenho um grande respeito por ela, mesmo não sendo um grande fã dela por não ter tanta importância no mundo de Pokémon, eu com certeza admiro a mensagem que ela deixa.

 Seu nome vem de Melody e Pirouette, melodia e pirueta, e, combina direitinho. 
 E... É isso, admito que se eu não tivesse visto mais profundidade do que devia nela, não teria muito o que falar.
...
 AO PRÓXIMO!

Legendary Golems
 *Flaaaashbaaaackk~* "Regigigas é um golem (Literal, não o Pokémon) de quase 4 metros e 400 kg e é conhecido por ser o lider do trio de golems Regice, Regirock e Registeel, também sendo conhecido por ter criado esses 3 em sua própia imagem, usando, respectivamente, uma montanha de gelo, pedras e magma." - Guilherme, 2014.

 Agora que já fiz uma frase que futuramente será usada no facebook como motivacional por adolescentes que acham que manjam de cultura, mas na verdade não tem idéia de quem sou, posso dizer que esses são os 3 lendários comandados por Regigigas! SIM, chegou a hora de conhece-los, e vamos passar por cada um em ordem, lembrando que em comum, possuem 7 círculos em seu corpo, que ao serem retirados ou destruídos, o enfraquecem.
Regice
 O Pokémon Iceberg! Ele foi criado na era do gelo (Uma das estranhas conexões com o nosso mundo que é mencionada em Pokémon) e dormiu em uma geleira por vários séculos. É dito que ele controla uma temperatura de -200 graus célsius! Seu corpo não pode ser derretido nem por magma! (Até porque um time de vilões usando capuz de cachorrinhos não são lá muito ameaçadores, né? *ba dum tss*)

Seu nome vem de Regis (Latim para Rei/Realeza) e Ice (Espero que algum dia me perdoem por essa piada) que significa gelo em inglês.

Regirock
 O Pokémon do... Topo da pedra? (Rock Peak Pokémon), nome bobo pra um lendário, né, mas tá bom.

 Regirock é um dos serventes de Regigigas, e não possui mente ou coração, é apenas um golem de pedra. É dito que cada parte de seu corpo é feita de pedras de regiões diferentes, e se for danificada, ele irá caçar novas partes para se curar. Algo engraçado é como ele é o único dos golems a não ter dedos. (Ficou fofo em Meninas Super Poderosas e Winnie the Pooh, mas eu acho que não vai funcionar aqui, cara.)

 Outro fato curioso é que sua pegada lembra um escaravelho raro que era cultivado por egípcios em tempos antigos, provavelmente referenciando seu habitat desértico!

 Seu nome vem, novamente, de Regis, com Rock, que em inglês significa pedra.

Registeel
 O Pokémon de ferro! (Finalmente um nome sem variação de significado) Registeel foi criado e seu corpo endureceu mais e mais ao longo de séculos pela pressão do subterrâneo, tendo sido preso por humanos nos tempos antigos para a proteção de todos embaixo da terra, ele se tornou cada vez mais duro e poderoso, a ponto de ser inquebrável.

 Estudos indicam que seu interior é oco, e ninguém sabe do que esse ser se alimenta. (Eu acho que é chocolate meio amargo, costuma ter 4,4mg de ferro e- NÃO, Guilherme, você não vai descer a esse nível de piada.)

 Uma das mais conhecidas e engraçadas curiosidades com esse Pokémon é seu sprite japonês que precisou ser modificado na américa por estar em uma pose lembrando... Bom, você vai perceber:


HAIL REGIGIGAS!
 Como podem ver, foram precisas drásticas mudanças em sua posição devido a isso.

 Seu nome vem de Regis, novamente, e Steel, aço/ferro em inglês, completando o trio de golems.

Legendary Birds
 E agora chegamos no trio comandado por Lugia! Os pássaros lendários tão famosos, Articuno, Zapdos e Moltres. 
 Cada um deles guarda uma área de Kanto, e mencionarei suas semelhanças antes de partir para seus individuais. 
 Um dos mais famosos casos relacionados as aves são seus nomes pronunciárem Uno, Dos, e Tres. ArticUNO, ZapDOS, MolTRES.
 Até ai tudo bem, é bem capaz de você saber disso, mas o que você não percebeu era o que o resto dos nomes formava!
MOltres, ZApdos, ARTicuno. Mozart!
...
 Ok, eu devo admitir que é bem possível ser coincidência, mas ainda está ai, intencional ou não intencionalmente, uma referência diferente que poucos reparam!

  As aves também são os lendários mais fáceis de se obter de todos. É possível pegar eles em 10 jogos principais no Japão, e 9 para o resto do mundo, já que não tivemos as versões Red/Blue/Green distribuidas da maneira certa aqui. (Mencionamos isso semana passada no post do Vinix.)
 Com isso dito, vejamos cada um, novamente, em ordem!
"Oi Vinix!" "Oi Red!"
Articuno
 Dia bacana esse, Articuno fez sorvete, foi massa.
...
OH SIM, perdão!

 Articuno, o Pokémon do congelamento, ou do congelar. Articuno é uma ave de gelo, é dito que suas asas brilhantes são feitas de gelo, e ao serem batidas, criam neve.
 Articuno ajuda várias pessoas perdidas e em perigo em picos de montanhas, os guiando a um lugar certo ou seguro.

 Seu design é baseado num pássaro de mitologias persianas chamado Rokh (Ou Roc), sendo uma criatura dócil e prestativa.

 Seu nome vem de Artic, Ártico, e Uno! 
... Ah, não é esse, desculpa. UNO!
... Tá, é só de 1 mesmo.
 Seus sem graça!

Zapdos
 O Pokémon Elétrico, conhecido por viver entre as nuvens e ganhar poder ao ser atingido por trovões, Zapdos consegue criar sons de trovões só batendo suas asas. 

 Zapdos é criado a partir das lendas do Thunderbird, um pássaro criado por nativos americanos. Thunderbird era conhecido por ser o espirito do trovão, raio e chuva em forma de um pássaro gigante. Suas asas criavam os trovões ao bater e o vento conduzia as chuvas.

 Seu nome vem de Zap, palavra usada para representar o som de um raio, e Dos, dois em espanhol.

Moltres
 O Pokémon das chamas, conhecido por trazer o calor e o verão mais cedo para terras geladas, e assim como uma Phoenix, Moltres pode se curar mergulhando em um vulcão! Cada batida dessa ave cria várias chamas lindas de se ver, mesmo que seja raro encontrar ele pelos céus vísiveis.

 Como era de se esperar, Moltres é baseado na Phoenix, mas também tem referencias ao Suzaku, um passáro guardião do sul na mitologia japonesa!

 Seu nome vem de Molten (Derretido, ou Derreter, se for Molt) e Tres, que quer dizer... 3. É, 3.

E essa foi a penúltima parte da nossa Mitologia Pokémon, não se esqueça de sempre checar nossos meios de novidades como o Alvanista para saber quando sairam posts novos! Muito obrigado e até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário