29 de mar. de 2014

Review: Rockman Xover - Feliz aniversário Mega Man! Espere... Feliz?!

E ai galera! Trago mais um post para vocês. Sim, eu sei, Mega Man de novo. Mas sabe como é, eu não resisto heheh.

Se na review sobre X7 eu falei sobre o jogo que era visto como o pior da franquia, hoje eu trago aquele que é visto desta maneira atualmente: Rockman Xover.

Muitos falam do polêmico Sonic 06 como um presente ruim de aniversário, mas pelo menos a SEGA tentou fazer algo grande. Já a Capcom...

(Gostou dos protagonistas reunidos na foto? Pois é... O destaque deles para por ai)




2012... Ano dos 25 anos de um dos maiores ícones do mundo dos games: Mega Man.

Mesmo depois de passarmos por períodos difíceis com vários cancelamentos de jogos da franquia desde a saída de Keiji Inafune, criador da franquia, da Capcom.
Assim como a falta de um Mega Man em Marvel VS. Capcom 3, a brincadeira de mal gosto da participação do Bad Box Art Mega Man em Street Fighter X Tekken como "Mascote representante" e a estranha expulsão dos Cosplayers de personagens da franquia na Comic-Con pela Capcom. Ainda existia esperança de que receberíamos algo grandioso nesse ano, afinal, é aniversário do mascote da empresa.

E é nos aniversários onde normalmente ganhamos um jogo grande, cheio de fanservice ou que revolucione a franquia. Afinal, temos Sonic como exemplo e seus esforços de fazer sempre um jogo "grande" em seus aniversários: Adventure 2, 06 e Generations... Embora tenha falhado miseravelmente no 06.

Já era preocupante o fato de Mega Man não ter "entrado" na nova geração, como se ele tivesse empacado na época do PS2/DS/Game Cube/PSP... E seus únicos jogos para PS3/360/Wii eram dois jogos em 8 Bits em mídia digital.

Mas esse dia, o aniversário, com certeza poderíamos ter finalmente o primeiro passo para a franquia na nova geração.

E assim anunciam Rockman Xover! Um jogo Crossover entre todas as séries de Mega Man.
Para quem não sabe, Mega Man assim como franquias como Kamen Rider, Super Sentai e Digimon, costuma mudar o protagonista. Mas enquanto essas franquias citadas tem protagonista em "temporada", Mega Man tem seus protagonistas em "séries" estas são até o momento: Clássica, X, Zero, ZX, Legends (Dash), Battle Network (EXE) e Star Force (Ryuusei no Rockman).

O que as pessoas imaginariam em um anuncio como esse? Posso separar aqui algumas coisas:

- Todos os protagonistas juntos, imagina a jogabilidade diferente de cada um com suas próprias vantagens e desvantagens! 

- A história desse jogo deve ser muito foda para juntar todo mundo! 

- Imaginando todos os protagonistas juntos em um épico jogo com gráficos de ultima geração, vai ser mais lindo que Sonic Generations! 

- Tomara que saia para PS3! Tomara que saia para Wii! Tomara que saia para X-Box 360! 

Mas é incrível como um sonho em pouco tempo se torna um pesadelo... E aqui está a verdadeira do presente de 25 anos que recebemos...

- O jogo é para iOS/Android. 

- Ele é como aquela espécie de joguinhos para Facebook onde você tem uma quantidade limitada de créditos para jogar. E se quiser jogar mais terá que "comprar" créditos. 

- Gráficos porcos iguais aos do X1 para iOS. 

- A pior jogabilidade já criada para a franquia. Basicamente você é jogado em uma área reta e corre sozinho enquanto Inimigos vão aparecendo na tela. Tudo o que você precisa fazer o jogo todo é pular e atirar em inimigos que nem são um desafio. 



A história do jogo? É basicamente essa aqui:

"Vários Mega Man (Por algum motivo bizarro, Zero está incluso aqui) ficaram presos nas fendas temporais graças aos planos de varios vilões de séries diferentes, como Dr. Wily e Sigma. Em resposta, Dr. Light e Dr. Cossack criam um Reploid, um "modelo de produção": Over-1, e o enviou para salvar o dia. Usando como fonte de poder a "Memória de Batalha", esse robô possui infinita capacidade de transformações.

Over-1 recebe auxilio da filha do Dr. Cossack: Kalinka, agora com 14 anos (Ela ficou linda).

Over-1 passa por "Mundos" cada um baseado em uma série da franquia contendo 4 chefes e ao derrotar os 4 aparece o "Secret Boss" dessa área.

Vencendo essas áreas, Over-1 completa uma armadura diferente."



Achou interessante? Pois bem... A história para por ai. O jogo não possui desenvolvimento e sequer diálogos, ou seja, a "carruagem" não anda. Essa é a história desde que Xover foi anunciado e até hoje esse continua sendo o único detalhe conhecido da história.

Os outros protagonistas? Eles apareceram somente na arte promocional, depois disso nunca mais.
Sem falar na inconsistência do plot, como Dr. Light e Dr. Cossack fariam um "Reploid"? É uma tecnologia que eles nem tem conhecimento. Provavelmente Dr. Light nem sabe que X foi a base para os Reploids.

A única coisa boa em Xover é com certeza são as artworks, principalmente das "armaduras" e as músicas, recomendo muito "Master Boss".



Porem, jogo não vive só de Artwork e música não é mesmo?

Infelizmente é isso, um crossover tão sonhando e justo no aniversário de 25 anos de Mega Man, foi jogado no lixo de tão mal feito e mal elaborado que ele é.

Provavelmente nunca mais veremos uma ideia tão ousada como um Crossover ser usado novamente.

Se Xover faz parte da cronologia? Não se sabe... E simplesmente não importa, porque não faz diferença alguma.

Que belo presente nós recebemos heim Capcom...  *Sarcasmo*



Ainda tivemos outro presente de aniversário: Street Fighter X Mega Man, o tão polêmico fangame que foi comprado pela Capcom de "ultima hora". Esse feito provavelmente aconteceu pelo grande numero de Feedback negativo em cima do Xover, que também fez o jogo nunca vir para o ocidente.

Street Fighter X Mega Man também não é algo que nós esperávamos, mas com certeza é mais divertido que o Xover.
E pensar que até um tempo atrás X7 era visto como o pior jogo da franquia...

E é isso pessoal, não há muito o que se explorar em Xover além de torrar sua grana (Ou paciência) para ter créditos e jogar algo enjoativo e o cumulo do simplista que apenas te faz perder tempo colecionando cartas com fotinhas bonitas.

É uma pena que não teve um jogo digno para o aniversário, mas é a vida...

Ficamos por aqui, até a próxima \o

2 comentários: