1 de jun. de 2014

Destacando Games (GB) - By Vinix

E venho novamente continuando essa maravilhosa lista de jogos destacados de um console especifico.

Desta vez vou apontar os jogos de Game Boy... Mas não do Game Boy em si mas sim das suas variações também como Color e Advance. O motivo disso é que só o Game Boy ficaria muito pouco, então decidi juntar com os outros para ficar uma lista de tamanho razoável.

Mas você deve estar se perguntando: "Você fez do PlayStation, PlayStation 2... Não seria melhor fazer o PlayStation 3 como sequencia?"
O problema é que... Diferente da biblioteca de games dos consoles que eu estou fazendo... Tanto o PS3 quanto o 360 na MINHA opinião tem uma biblioteca de jogos sem muita variedade, se focando muito em FPS e derivados de God of War, sempre com aquele estilo americanizado ou realistico com humanos normais usuarios de armas de fogo ou só um pouco puxado para Sci Fi. Eu não poderia fazer uma lista muito grande usando jogos de plataforma e RPG que tanto gosto, seria muito pequeno.

De qualquer forma GB/GBC/GBA tem uma biblioteca vasta e muitos jogos legais podem ser encontrados neles. Então vamos conferir o que eu tenho a mostrar a vocês:




Mega Man X - Duologia Game Boy





Achou que a série X só tinha 3 trilogias e fim? Se enganou, ainda tem uma duologia para os portáteis da Nintendo. Eles são: Mega Man Xtreme - Cyber Mission e Mega Man Xtreme 2 - Soul Eraser.

Tudo bem, os jogos praticamente são um port estranho dos 3 primeiros jogos para uma plataforma 8 bits. Mas a Capcom ao menos teve a decência de dar um motivo na história do porque os personagens estarem enfrentando inimigo que já derrotaram em jogos passados.

Mesmo você estando praticamente re-jogando Mega Man X, X2 e X3 para um Game Boy Color, ainda são jogos divertidos, sem falar que por serem canon, complemento mais na história de X.

Mega Man World, II, III, IV e V


A linha World de Mega Man veio para o ocidente com o nome Mega Man: Dr. Wily's Revenge, Mega Man II, III, IV e V.

Os quatro primeiros jogos praticamente são ports dos quatro primeiros jogos do Nintendo 8 Bits. A novidade se encontra no quinto jogo onde temos robôs inéditos, principalmente um dos mais poderosos que já apareceu na série clássica: Sun Star.

Se você tiver oportunidade, não deixe de jogar esses jogos, ou pelo menos o quinto jogo.

Mega Man & Bass




Mega Man & Bass na realidade é um port de um jogo para Super Nintendo, onde foi se não me engano o único jogo em 32 Bits do console... E rodou perfeitamente.

Mas somente no GBA esse jogo teve a chance de vir para o ocidente. Ele é meu segundo jogo preferido da série clássica, se passando após Mega Man 8.

Aqui a série clássica finalmente adota a mesma formula da série X de dar a possibilidade de jogar com mais de um personagem, cada um com suas vantagens.

Mega Man tinha seu Charge Shot e Slide. Já Bass tinha tiros de várias direções e curiosamente Dash e Double Jump... Essas habilidades te lembram alguém? Bom, faz sentido se você parar para pensar...

O jogo também mantinha o roteiro mais elaborado que já tínhamos em Mega Man 8, o que me agrada muito. Você não pode deixar de jogar esse ótimo jogo, um dos melhores para GBA.

Mega Man Zero, 2, 3 e 4


Gui: VOCÊ VAI FALAR SOBRE ESSA SÉRIE?! WRAAHH!!!!! GRHRHGHHURGURUGUHGEHWUFAUHUHHUAS

Calma Gui, tentarei ser o mais breve possivel antes que você comece a bater sua cabeça na parede.

Mas apesar da brincadeira, é verdade...Essa série pode levar alguns fãs de Mega Man a uma fúria indescritível, afinal, ela arruinou todo o conceito básico sobre o jogo dos Blue Bombers.

Não só é a primeira série a ter um protagonista não-Mega Man, como ele ainda não usa Buster e sim uma pistolinha chechelenta, colocou a encarnação de um "Mega Man" da série como um antagonista (Copy-X) e ainda matou o próprio X em um dos jogos... E o Inafune ainda considera a série uma das suas maiores criações...
Mas ainda assim, é uma série admirada......... Pelos fanboys do Zero. Vamos ser sinceros, fanboys do Zero só não são piores que fãs do Sasuke Uchiha.

Ta, mas o que EU acho disso? Bom... Eu sinceramente não fico "feliz" com essa criação, mas "aceito", visto que ele era inevitável desde o momento que Inafune revelou que queria que o Zero fosse o protagonista da série X.

Para ser sincero a série Zero tem tudo... Menos um Zero sendo um protagonista. Digo... Os jogos trabalham o background de um monte de personagens, menos do Zero. O cara só ta ali para enfrentar os inimigos. Mega Man X4 consegue ser MAIS um jogo que trabalha a vida do Zero do que os quatro jogos dessa série juntos.

Portanto... Eu facilmente consigo ignorar o Zero como protagonista ali, afinal, depois de receber sua SEGUNDO amnésia, Zero se tornou uma pedra sem expressão, ele é praticamente um tijolo. Sério Inafune? Uma outra amnésia...?

De forma separada, sem levar todo o conceito dos jogos de Mega Man, o jogo é bom e diverte. Tem uma história interessante, embora fuja daquele conceito "proteger os humanos".

Embora se comparado as outras séries, além do que já foi citado aqui, ele é quase que um retrocesso... Toda aquela evolução de ir acrescentando mais e mais coisas a cada novo jogo que teve desde Mega Man 1 até Mega Man X5 (E continuou nos outros jogos da série X), não tem aqui... Muitas funções legais dos jogos passados não são colocados aqui.

Tudo bem... Acho que ninguém esperava que Zero usasse alguma armadura... Mas  usar umas quatro armas diferentes ou só mudar a cor da armadura para mudar o "modo", não me parece tão interessante assim.

Mas vá em frente, jogue, ainda é um bom jogo de plataforma para GBA e por isso está aqui.

Sonic Advance 3


A série Advance de Sonic, traz o ouriço após a sua passagem para a era moderna em uma tentativa de fazer um plaformer 2D dele nos tempos atuais. E ignorando completamente os haters, sim, eles conseguiram.

Os três jogos Advance de Sonic são ótimos, mas o que eu mais gostei com certeza foi o Sonic Advance 3. Ele tem um hub 2D bem legal de se ver e seu gameplay fica muito divertido com o sistema de duplas onde seu personagem ganha uma habilidade diferente dependendo do parceiro.

O jogo também tem músicas bem legais, mas é... Sonic nunca nos decepcionou com músicas.

Pokémon


Todo mundo conhece Pokémon, acredito eu. Seja pela fama dos jogos ou por, infelizmente, só conhecer o anime.

Pokémon é uma franquia recorrente nos portáteis da Nintendo e tem no mínimo uma geração por portátil. Onde muitos jogadores se divertem capturando e formando times de Pokémon para vencer a liga da região que se encontra.

Vou falar das gerações que estão presentes no Game Boy, Game Boy Color e Game Boy Advance. Ou seja, até a terceira geração.

No GameBoy temos a primeira geração onde podemos encontrar os jogos: Pokémon Red, Pokémon Green, Pokémon Blue e Pokémon Yellow.

No Game Boy Color temos a segunda geração e nele temos: Pokémon Gold, Pokémon Silver e Pokémon Crystal.

No Game Boy Advance é a terceira geração com os jogos: Pokémon Ruby, Pokémon Sapphire e Pokémon Emerald.
Aqui no GBA também temos os remakes da primeira geração: Pokémon FireRed e Pokémon LeafGreen.

Não há muito o que falar do que vocês já sabem. Pokémon é um divertido RPG com os famosos monstrinhos de bolso, seja na história do jogo ou contra os amigos, ele é sempre divertido e faz parte da vida habitual de quem tem algum portátil da Nintendo. Portanto, acredito que nem preciso recomendar que alguém jogue eles, certo?

Castlevania: Aria of Sorrow


Temos três Castlevanias para GBA, vários se contarmos os de GB e GBC.

E dentre todos eles, o que eu mais gostei com certeza foi o Aria of Sorrow.

Castlevania: Aria of Sorrow é o penúltimo jogo da franquia cronologicamente e tem um novo protagonista chamado Soma Cruz.

O jogo tem uma excelente história e é um dos Metroidvanias que mais se aproximam do nível do famoso Symphony of the Night. O sistema de almas é uma ótima cartada e melhora ainda mais o gameplay do jogo.

Eu o considero um dos melhores jogos de GBA e que muitas pessoas que ainda não jogaram, recomendo que joguem.

Kingdom Hearts: Chain of Memories


Kingdom Hearts: Chain of Memories é o primeiro Kingdom Hearts para um portátil e o segundo Kingdom Hearts a ser lançado. O fato dele ter sido lançado primeiramente para Game Boy Advance e não PS2 pode ter prejudicado alguns jogadores para compreender a história em Kingdom Hearts II, mas você pode ler mais sobre isso aqui.

Você deve estar se perguntando porque estou citando ele aqui mas não o remake dele na lista de PS2... Na realidade eu vejo CoM como o piorzinho dos Kingdom Hearts, abrindo mão de toda a liberdade do primeiro jogo para fazer um Gameplay de cartas... Não acho que foi lá a melhor ideia que alguém poderia ter, mas ok né...

Mas por ser o único Kingdom Hearts de GBA, cito ele aqui, além de claro... Ele tem sua importância no universo da franquia. Mas claro... Se você pensa em jogar ele... É mais aconselhável jogar o remake para PS2 mesmo.

Harvest Moon: Friends of Mineral Town


Esse foi o primeiro Harvest Moon que joguei e considero o segundo melhor Harvest Moon, só perdendo para o Harvest Moon DS.

Se antes de eu jogar esse jogo alguem me falasse sobre um jogo de fazenda, eu com certeza faria cara feia. Mas cara... Como pode ter um jogo tão divertido desse tipo? É realmente um jogo muito legal!

Claro que você precisa ter paciência para fazer sua fazenda ficar em ótimo estado e ser um cara estável financeiramente. Mas enquanto você faz isso, você aproveita os dias interagindo com as pessoas da sua cidade e quem sabe até conquistar o coração daquela moradora que um dia se tornará sua esposa no jogo.

Para quem quer um jogo mais casual, recomendo muito esse jogo.

Medabots


Existe um jogo de RPG de Medabots para Game Boy Advance. Muitos devem pensar que é "um jogo do anime", mas não, não é.

Como já foi dito uma vez nesse blog, o anime Medabots veio de uma série de jogos, mais especificamente Medarot 2 para Game Boy. Esse jogo de Medabots para Game Boy Advance, nada mais é que um remake do Medarot 2 para um console mais moderno.

Como o anime tinha um certo sucesso, decidiram lançar esse remake para o ocidente, "disfarçado" como um jogo do anime.

De qualquer forma, o jogo é ótimo e até hoje lamento que os outros nunca vieram para cá pois tem uma capacidade de ser tão famoso e competitivo quanto Pokémon.

Shaman King: Master of Spirits 1 e 2



Sim! Como sempre tem que ter algum jogo desse anime na lista, não é mesmo? (Semana que vem tem ainda mais com o Gui)

Master of Spirits na minha opinião são os melhores jogos de Shaman King para portáteis.

Os dois jogos usam Castlevania Aria of Sorrow como base para seu estilo, ou seja, possuem Gameplay ao estilo Metroidvania e usam uma espécie de sistema de almas igual Aria of Sorrow.

O primeiro jogo conta uma história original, já o segundo se foca na torneio da luta dos Shamans onde o protagonista Yoh Asakura enfrenta seu grande inimigo e irmão, Hao Asakura.

Se você adora o estilo Metroidvania, você precisa jogar esse jogo.

Dragon Ball Z: Buu's Fury


Dragon Ball possui vários jogos para os portáteis da Nintendo. Muitos deles são ótimos jogos, mas esse se destaca.

Buu's Fury é o sucessor do jogo Dragon Ball Z: The Legacy of Goku II e possui um estilo RPG em tempo real muito bom e divertido, embora tenha menos coletáveis que seu antecessor.

Fãs de Dragon Ball não podem deixar de jogar esse jogo, recomendo muito.

Zatch Bell! Electric Arena


Zatch Bell! Electric Arena é um divertido jogo de luta do anime. Embora não seja muito completo em elenco, você ainda vai gostar do jogo se for fã do anime.

Uma continuação do jogo seria lançada para Game Boy Advance, mas infelizmente foi cancelado. É uma pena...

Mega Man Battle Network 1, 2, 3, 4, 5 e 6


A série Battle Network é um tanto conhecida pelos Brasileiros e pelos americanos por causa do anime.

Ela deu inicio a uma nova timeline na franquia Mega Man, em um universo onde a Internet se desenvolveu mais que a Robótica, assim, nada de Mega Man robô. Aqui temos um Mega Man virtual.

Essa linha tenta seguir um estilo diferente de Gameplay. Ao invés de jogos de plataforma, ele segue um estilo próprio com alguns elementos RPG.

A linha paralela não é muito apreciada para os fãs mais antigos da franquia, embora ainda exista uma aceitação harmoniosa na fanbase. Mas recomendo bastante jogar essa série, pois ela é bem divertida.

Metroid Fusion


Sou novato em muitas franquias da Nintendo, pois os ignorava na maioria dos anos da minha vida gamer, e só agora com a diminuição em massa de estilos fantasiosos de jogos nos consoles, comecei a dar uma chance a família Nintendo.

Não sei muito sobre Metroid, joguei apenas quatro jogos da franquia até o momento. Mas dos que eu joguei, Fusion foi o que eu mais gostei.

Agora entendo o porque do termo Metroidvania, realmente parece que SOTN teve uma inspiração nessa franquia para fazer áreas interligadas, o que torna esse jogo muito interessante de se explorar.

Achei o Gameplay bem dinâmico e a história interessante, e graças a esse jogo tive vontade de jogar os outros jogos da franquia.

Metal Slug Advance


É lógico que Metal Slug não poderia faltar!
Metal Slug Advance é um pouco diferente do esperado. Não, não tem nada a ver com Gameplay... Ok, até tem.

Mas primeiramente, o jogo não te coloca para jogar com o quarteto principal de sempre. Não, você joga com dois novos personagens.
Sobre o Gameplay, você não morre mais de "One Hit" com "mil continues", na realidade você tem uma certa quantidade de vidas e se morrer volta para o começo do ultimo Check Point que você passou.

Isso pode frustrar alguns porque nós sabemos o quão fácil é ser acertado em Metal Slug, mas para outros, pode ser um interessante desafio. De qualquer forma, quem é fã de Metal Slug não pode deixar esse passar.


Yggdra Union


E por ultimo... Temos o famoso ultimo jogo do GBA. Não, essa na capa não é a Yellow, deus me livre...

Yggdra Union é um interessante RPG Tactics, que apesar de não ser muito chamativo, é até divertido de se jogar. E é lógico que existem pessoas que jogam esse jogo por outros motivos que prefiro não comentar aqui. Digo... É realmente necessário tentar provar que a Yggdra tem estranhamente mais curvas que um autorama para o tamanho dela? Melhor não né.

Dizem que esse jogo faz parte da timeline de um outro jogo chamado Riviera. Bom... Eu joguei esse Riviera e achei tremendamente ruim e mal feito... Então, é... Prefiro não me aprofundar mais do que só esse jogo mesmo.

E é só isso pessoal. Semana que vem provavelmente trago a lista do Nintendo DS. Ainda estou pensando se faço de Master System/Mega Drive, Nintendo 8 Bits e Super Nintendo... Mas nada realmente foi decidido no momento.

4 comentários:

  1. Caramba...maneira a sua lista xD,ai ai,vendo suas listas as vezes me da vontade de fazer uma,ah e uma perguta:e que a serie megaman batle network depois do 1 e 2 tem duas versoes diferentes cada,contando o 3,4,5 e 6.ai queria saber,essas versoes tem muinta diferenca ou e quase a mesma coisa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normalmente o que há de diferente nelas são os personagens que vão te ajudar nas cenas e consequentemente as transformações que você vai conseguir deles.

      Excluir
  2. a entendi,e dos 6 jogos,qual vc mais gosto?hehehe,bateu curiosidade xD

    ResponderExcluir
  3. Mega Man Battle Network 6 é o melhor na minha opinião. O único problema é que o elenco que estamos acostumados é ausente em boa parte do jogo.

    ResponderExcluir